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metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: Efeitos da ameaça do estereótipo de gênero na aprendizagem de habilidades motoras.
Other Titles: Effects of gender stereotypes on motor skill learning.
metadata.dc.creator: Cardozo, Priscila Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Clark, Suzete Chiviacowsky
metadata.dc.description.resumo: Estudos recentes têm mostrado que instruções induzindo estereótipos de gênero, de peso e de idade podem afetar a aprendizagem motora, respectivamente, de mulheres jovens, com percepção de sobrepeso e idosas. Entretanto, observa-se, ainda, a necessidade de estudos que investiguem aspectos como: generalização dos resultados a outras populações, formas de ameaça do estereótipo, mecanismos subjacentes aos efeitos observados e estratégias capazes de minimizar tal impacto. A partir desta observação, três artigos relacionados à ameaça do estereótipo foram conduzidos: o primeiro envolveu realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos da ameaça do estereótipo no domínio do desempenho motor e da aprendizagem motora. O segundo consistiu em verificar se os achados com estereótipo de gênero encontrados em mulheres se estendiam à população masculina, considerada tradicionalmente não estereotipada: participantes de dois grupos receberam instruções sobre uma tarefa de equilíbrio, envolvendo comparação entre homens e mulheres, com explicações de que homens geralmente têm problemas em manter o equilíbrio em comparação as mulheres (grupo estereótipo negativo – EN), ou que mulheres geralmente têm problemas em manter o equilíbrio em relação aos homens (grupo estereótipo lift – EL). O teste de retenção, mensurado um dia após a prática, demonstrou que o grupo EN apresentou menor escore de equilíbrio e satisfação no desempenho em comparação ao grupo EL. Embora os participantes do grupo EN tenham reportado menor satisfação e maior nervosismo do que o grupo EL, as instruções não foram suficientemente fortes para influenciar também a aprendizagem motora. O terceiro artigo verificou se uma forma diferente e sutil de ameaça do estereótipo de gênero, o sexo do experimentador, afeta a aprendizagem motora de condução do futebol em mulheres: as participantes foram divididas em quatro grupos conforme o sexo do experimentador (homem ou mulher) e a presença ou não de ameaça explícita. Os grupos que receberam instrução ativando ameaça explícita foram informados que o experimento envolveu comparar a capacidade de condução e precisão de passe entre homens e mulheres, em que mulheres geralmente têm problemas em conduzir a bola e passar com precisão em comparação aos homens. Os resultados mostraram que tanto a ameaça sutil (o sexo do experimentador) quanto a ameaça explícita afetam o desempenho e a aprendizagem motora e parecem resultar em efeitos aditivos. Os achados desses artigos fornecem evidência de que os efeitos são socialmente construídos, com os estereótipos alterando a forma com que os indivíduos desempenham e aprendem habilidades motoras. Sugere-se a condução de futuros estudos que auxiliem a elucidar quem, como, quando e por que os estereótipos distintos afetam o desempenho e a aprendizagem motora.
Abstract: Recent studies have shown that instructions inducing gender, weight and age stereotypes may affect motor learning, respectively, of young women, women with perceptions of being overweight and elderly. There is still a need, however, for studies that investigate aspects such as: generalization of results to other populations, forms of stereotype threat, mechanisms underlying the observed effects and strategies capable of minimizing such impact. From this observation, three studies related to stereotypes were conducted. The first involved a literature review on the effects of the stereotype threat in the domain of motor performance and motor learning. The second verified if the gender stereotype findings found in women extended to the male, traditionally considered a non-stereotyped population. Participants from two groups were instructed on a balancing task, involving a comparison between men and women, with explanations involving a comparison between men and women, where men generally have problems in maintaining balance compared to women (negative stereotype group - EN), or which women generally have problems in maintaining balance in relation to men (stereotype lift - EL group). Participants in the EN group showed lower balance in the task during practice, decreased satisfaction with performance and greater nervousness than the EL group. The third experiment verified whether a different and subtle form of gender stereotype threat, the sex of the experimenter, affects the learning of a soccer dribbling task in women. The participants were divided into four groups according to the sex of the experimenter (man or woman) and the presence or not of stereotype threat instructions. The groups that received stereotype instructions were informed that the experiment involved comparing ability and accuracy to dribble between men and women, in which women often have problems in guiding the ball and being accurate relative to men. The results showed that both the subtle threat (sex of the experimenter) and the blatant threat affect motor performance and learning, and also result in additive effects. The findings provide evidence of socially constructed effects; with stereotypes altering the way individuals perform and learn motor skills. Future studies could further help to elucidate who, how, when and why different stereotypes affect motor performance and learning.
Keywords: Gênero
Estereótipos
Motivação
Habilidade motora
Esporte
Gender
Stereotypes
Motivation
Motor skill
Sport
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: CARDOZO, Priscila Lopes. Efeitos do estereótipo de gênero na aprendizagem de habilidades motoras. 2018. 166f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6494
Issue Date: 28-May-2018
Appears in Collections:PPGEF: Dissertações e Teses

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