Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6893
metadata.dc.type: article
Title: Uma abordagem interdisciplinar no Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (Pelotas, RS, Brasil).
Authors: Leal, Ana Paula da Rosa
Alves, Aluísio Gomes
Ribeiro, Diego Lemos
Mujica Sallés, Jaime
Abstract: Os Museus, como lugares privilegiados de salvaguarda e comunicação de referências patrimoniais, possuem em suas raízes, laços estreitos com Arqueologia e Conservação e Restauro. Essas colaboraram para a criação e ampliação do conceito atual de Museu, ao mesmo tempo em que ele serviu de cenário para o desenvolvimento dessas disciplinas. Embora essa relação de reciprocidade tenha alicerçado a formação das disciplinas, e a própria história dos museus, nas pesquisas arqueológicas fica patente o afastamento das áreas em questão (Arqueologia, Museologia e Conservação e Restauro). No contexto contemporâneo brasileiro, marcado pela expansão das coleções fruto da Arqueologia de salvamento, verifica-se que é incomum a participação conjunta de Museólogos, Conservadores e Arqueólogos, sobretudo in situ, e, quando há uma ação interligada, geralmente limita-se aos laboratórios e às reservas técnicas, ou seja, após a coleta arqueológica. Esta falta de interação por vezes dificulta a musealização e reflete nos procedimentos de salvaguarda e comunicação, gerando reservas técnicas saturadas; estratégias comunicacionais inadequadas, gestão de informação ineficaz; exposições paradas no tempo; acervos mal conservados; dentre outros elementos que estão distantes da função primordial dos Museus: a preservação patrimonial. Para embasar tal discussão, traz-se como campo exploratório, o Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande do Sul, Brasil. Nele vem-se trabalhando com as três áreas aqui citadas, de forma que cada uma delas age e coleta dados que lhes são pertinentes. Essa interdisciplinaridade enriquece o campo de preservação da cultura material, que tem sido analisada a partir de mentalidades diversas.
Keywords: Arqueologia
Museologia
Conservação e Restauro
Interdisciplinaridade
Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica
Arqueología
Museología
Conservación y Restauración
Interdisciplinariedad
Laboratorio Multidisciplinar de Investigación Arqueológica
Archaeology
Museology
Conservation and Restoration
Interdisciplinarity
metadata.dc.language: por
Publisher: C.A.B.A. Argentina
Citation: Leal A. P. da R. ; ALVES, A. G. ; RIBEIRO, D. L. ; MUJICA SALLÉS, J. Uma abordagem interdisciplinar no laboratório multidisciplinar de investigação arqueológica (Pelotas, RS, Brasil). Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano - Series Especiales, v. 2, n.3, p. 16-29, 2015. Disponível em: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/cinapl-se/issue/view/Vol%202%20N%C2%BA%203%20%282015%29/showToc. Acesso em: 20 de janeiro de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6893
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Departamento de Antropologia e Arqueologia: Artigos de periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons