Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6929
metadata.dc.type: | conferenceObject |
Title: | O jogo teatral na escola: reflexões sobre uma prática pedagógica emancipatória e suas contribuições para construção do sujeito histórico. |
metadata.dc.creator: | Silveira, Fabiane Tejada da |
Abstract: | Este trabalho constitui-se em uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da prática pedagógica realizada na escola através do jogo teatral. O estudo é resultado de uma pesquisa de mestrado na área de educação. Para tanto, propõe como suas principais referências o pensamento de Theodor W. Adorno e de Paulo Freire, promovendo ainda o diálogo com teóricos da área de teatro-educação, como Viola Spolin, Ingrid Koudela, entre outros. A discussão teórica apresentada sugere que a prática – pedagógica realizada com o jogo teatral na escola, pode permitir o diálogo, a interação grupal e a produção coletiva de conhecimentos. Portanto, este texto faz um recorte que pretende demonstrar que a metodologia do jogo teatral é uma das formas de a escola possibilitar ao aluno construir-se como pessoa autônoma, capaz de entender-se como sujeito histórico. |
Keywords: | Teatro Jogo teatral Teatro-Educação Jogos teatrais na escola Práticas pedagógicas emancipatórias Construção do sujeito-histórico |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | ANPEd |
Citation: | SILVEIRA, Fabiane Tejada da. O jogo teatral na escola: reflexões sobre uma prática pedagógica emancipatória e suas contribuições para construção do sujeito histórico. In: 30ª Reuniao ANPED. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-2860--Int.pdf. Acesso em: 27 de janeiro de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6929 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Teatro: Trabalhos em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O_JOGO_TEATRAL_NA_ESCOLA.pdf | 167,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License