Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6929
metadata.dc.type: conferenceObject
Title: O jogo teatral na escola: reflexões sobre uma prática pedagógica emancipatória e suas contribuições para construção do sujeito histórico.
metadata.dc.creator: Silveira, Fabiane Tejada da
Abstract: Este trabalho constitui-se em uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da prática pedagógica realizada na escola através do jogo teatral. O estudo é resultado de uma pesquisa de mestrado na área de educação. Para tanto, propõe como suas principais referências o pensamento de Theodor W. Adorno e de Paulo Freire, promovendo ainda o diálogo com teóricos da área de teatro-educação, como Viola Spolin, Ingrid Koudela, entre outros. A discussão teórica apresentada sugere que a prática – pedagógica realizada com o jogo teatral na escola, pode permitir o diálogo, a interação grupal e a produção coletiva de conhecimentos. Portanto, este texto faz um recorte que pretende demonstrar que a metodologia do jogo teatral é uma das formas de a escola possibilitar ao aluno construir-se como pessoa autônoma, capaz de entender-se como sujeito histórico.
Keywords: Teatro
Jogo teatral
Teatro-Educação
Jogos teatrais na escola
Práticas pedagógicas emancipatórias
Construção do sujeito-histórico
metadata.dc.language: por
Publisher: ANPEd
Citation: SILVEIRA, Fabiane Tejada da. O jogo teatral na escola: reflexões sobre uma prática pedagógica emancipatória e suas contribuições para construção do sujeito histórico. In: 30ª Reuniao ANPED. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-2860--Int.pdf. Acesso em: 27 de janeiro de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6929
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Teatro: Trabalhos em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O_JOGO_TEATRAL_NA_ESCOLA.pdf167,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons