Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6957
metadata.dc.type: | article |
Title: | A promoção do desenvolvimento humano de Amartya Sen a partir da releitura smithiana A economia internacional como promotora do desenvolvimento humano a partir da releitura de Amartya Sen sobre a teoria de Adam Smith The promotion of the human development of Amartya Sen from the re-reading smithian |
metadata.dc.creator: | Costa, Thaís Alves Barbosa, Evandro |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar em que medida a releitura que Amartya Sen faz do pensamento smithiano permitiria vislumbrar a economia internacional como promotora do desenvolvimento humano. Com esse intuito, inicialmente, será apresentada a releitura seniana da obra de Smith, focando em suas preocupações éticas, para, em seguida, apresentar o modelo de justiça pautado pelas liberdades como condição para o progresso humano em Sen. Para isso, utilizamos como fio condutor as obras On ethics and economics, de Sem, e An inquiry into the nature and causes of the wealth of the nation, de Smith. |
Keywords: | Desenvolvimento humano Economia Liberdades Mercado Human development Economy Freedoms Market |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | UCS |
Citation: | COSTA, T. A. ; BARBOSA, E. A promoção do desenvolvimento humano de Amartya Sen a partir da releitura smithiana. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 23, n. 2, p. 402-418, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5376. Acesso em: 1 de fev. de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18226/21784612.V23.N2.10 |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6957 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Departamento de Filosofia: Artigos avaliados por pares |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A_ECONOMIA_INTERNACIONAL_COMO_PROMOTORA_DO_DESENVOLVIMENTO_HUMANO.pdf | 94,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License