Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7122
metadata.dc.type: article
Title: A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico.
Other Titles: The integration between singing and acting skills and creative autonomy as the basic requirements for a scenic credibility in the classical singer’s performance.
Authors: Guse, Cristine Bello
Abstract: O conteúdo deste artigo faz parte da pesquisa de doutorado em música realizada pela autora e pretende assinalar que a credibilidade cênica na performance do cantor lírico se faz presente a partir da sua capacidade em integrar suas habilidades de cantar e atuar e em possuir autonomia criativa suficiente que lhe permita construir um senso de verdade cênica ao longo de sua performance. Traz-se uma breve revisão sobre reflexões a respeito do desenvolvimento cênico dos cantores líricos realizadas por três importantes diretores de ópera atuantes no século XX – Boris Goldovsky, Walter Felsenstein e Wesley Balk – como forma de argumentar este apontamento.
Keywords: Atuação cênica
Cantor lírico
Ópera
Cantar-atuar
Scenic performance
Classical singer
Singing-acting
metadata.dc.language: por
Publisher: UFG
Citation: GUSE, C. B. A integração entre as habilidades de cantar e atuar e a autonomia criativa como requisitos básicos para a credibilidade cênica na performance do cantor lírico. Revista Música Hodie, v. 18, n. 2, p. 286-295, 7 dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/52850. Acesso em: 25 de fev. de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.52850
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7122
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Música: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_integracao_entre_as_habilidades_de_cantar_e_atuar.pdf203,8 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons