Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7161
metadata.dc.type: article
Title: Disciplina de libras: o que as pesquisas acadêmicas dizem sobre a sua inserção no ensino superior?
Authors: Klein, Madalena
Santos, Angela Nediane dos
Abstract: O artigo analisa como a inserção da disciplina de Libras – Língua Brasileira de Sinais – no Ensino Superior vem sendo foco de pesquisas desde o Decreto Federal nº 5.626/2005. Realizamos a busca em diferentes sites de pesquisa, como o Scielo e o Google, encontrando dissertações e teses, bem como artigos disponibilizados em livros, revistas ou anais de eventos. Verificamos que essas produções analisam: a legislação enquanto política que obriga a inserção da disciplina no Ensino Superior; os currículos a partir de planos de ensino das disciplinas; as implicações da disciplina na formação de professores para atuarem com alunos surdos na inclusão; a formação do professor de Libras no Ensino Superior; os materiais didáticos para a disciplina de Libras. São efervescentes os discursos em torno da disciplina de Libras, produzindo significados sobre os surdos, sua língua e sua educação e efeitos nos próprios currículos da disciplina.
Keywords: Disciplina de Libras
Ensino Superior
Pesquisas Acadêmicas
metadata.dc.language: por
Publisher: UNISC
Citation: SANTOS, Angela Nediane dos; KLEIN, Madalena. Disciplina de libras: o que as pesquisas acadêmicas dizem sobre a sua inserção no ensino superior?. Reflexão e Ação (UNISC), v. 23, p. 9-29, 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/6147. Acesso em: 1 de março de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v23i3.6147
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7161
Issue Date: 2015
Appears in Collections:PPGE: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Disciplina_de_libras.pdf454,36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons