Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7162
metadata.dc.type: article
Title: Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
Other Titles: Collaborative teaching in bilingual education for the deaf: a case study.
Authors: Klein, Madalena
Aires, Rubia Denise Islabão
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos.
Keywords: Bidocência
Educação bilíngue
Surdos
metadata.dc.language: por
Publisher: FURG
Citation: KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7162
Issue Date: 2020
Appears in Collections:PPGE: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf206,77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons