Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7198
metadata.dc.type: bookPart
Title: Saberes circenses: a arte na educação física.
metadata.dc.creator: Silveira, José Francisco Baroni
Cunha, António Camilo Teles Nascimento
Abstract: A temática dos Saberes Circenses constitui minha práxis docente, assim como fez parte de minhas investigações acadêmicas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Neste artigo apresento uma reflexão como recorte de minha pesquisa de doutorado onde evidencio que o meu referencial teórico se estabelece a partir da abordagem de Educação Física críticoemancipatória, assim como das teorias de Paulo Freire no que tange a transformação e libertação. A pesquisa de doutorado foi realizada na cidade de Rio Grande – RS com os professores de Educação Física deste munícipio, que através de questionários e entrevistas contribuíram com informações que foram analisadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir desta verificação, em linhas gerais foi possível perceber o desejo destes professores em se apropriar dos saberes circenses enquanto conteúdo inovador. Este conteúdo, que desperta o sentido da arte em suas aulas, se constitui num potencializador de uma educação crítico emancipatória na Educação Física.
Keywords: Saber circense
Educação física
Crítico-emancipatória
Circus knowledge
Physical education
Critical-emancipatory
metadata.dc.language: por
Publisher: Editora Atena
Citation: SILVEIRA, José Francisco Baroni; Cunha, António Camilo Teles Nascimento . Saberes circenses: a arte na educação física. In: Silva Neto, Benedito Rodrigues da (org.). Análise Crítica das Ciências da Saúde 2. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 108-113.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7198
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Teatro: Capítulos de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SABERES_CIRCENSES.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons