Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7199
metadata.dc.type: | article |
Title: | Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. |
Other Titles: | Implications on structuring Brazilian sign language discipline in teacher training courses. Incursiones acerca de la estructuración de la disciplina de Libras en los cursos de formación de profesores. |
metadata.dc.creator: | Pereira, Karina Ávila Raugust, Mayara Bataglin |
Abstract: | O artigo busca problematizar as práticas discursivas, dentre elas as legislações que regem a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as demandas da comunidade surda por transformações na estruturação dessa disciplina, as quais se estabelecem como verdades, constituindo e legitimando o ensino de Libras como segunda língua no ensino superior. Dessa forma, visa oportunizar reflexões sobre a estruturação da disciplina de Libras nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O aporte teórico conta com as principais pesquisas acadêmicas atuais da área do ensino de Libras como segunda língua, como Santos e Klein (2015), Nascimento e Sofiato (2016) e Mélo (2019). A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de levantamento de dados retirados das ementas e planos de ensino da disciplina de Libras de tais instituições. Foi realizada busca detalhada, catalogação e análise dos documentos mencionados, objetivando encontrar neles algumas recorrências em sua estruturação. Este texto problematiza três delas: a pouca carga horária destinada à disciplina e o excesso de conteúdo a ser ensinado; a priorização de conteúdos considerados práticos em detrimento da teorização da disciplina e a generalização de conteúdos nos diferentes cursos de licenciatura. A conclusão é de que ainda são urgentes discussões com alcances mais amplos, englobando professores de Libras, coordenadores de cursos e gestão acadêmica, a fim de pensar conjuntamente a reestruturação da disciplina de Libras, dando ênfase mais às habilidades de expressão e compreensão dos dizeres da língua, mas também, formando um profissional consciente das singularidades linguísticas de seus futuros alunos. |
Keywords: | Libras Currículo Formação de professores Curriculum Teacher training |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | PUCPR |
Citation: | PEREIRA, Karina Ávila ; RAUGUST, Mayara Bataglin. Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1938-1966, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25968. Acesso em: 2 de março de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03 |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7199 |
Issue Date: | Dec-2020 |
Appears in Collections: | PPGE: Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf | 303,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License