Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7308
metadata.dc.type: | article |
Title: | Ciência pós-determinista, supradisciplinar e transparadigmática: reacendendo o debate sobre teoria, analogia e conceito. |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Léo Peixoto |
Abstract: | Este artigo se inicia discutindo um tema relativamente clássico na epistemologia, qual seja, analogia, conceito e teoria, explorando uma perspectiva contemporânea do fazer científico e, em alguma medida, da filosofia. A partir daí, busca reacender o debate, sempre necessário, sobre teoria, analogia e conceito, à luz da produção do conhecimento científico, destacando abordagens supradisciplinares e transparadigmáticas. Para tanto, socorre-se de diferentes áreas do conhecimento científico, a sociologia clássica e contemporânea, elementos da biologia, aspectos da cibernética, para demostrar que a ciência, de modo geral, considerando suas múltiplas disciplinas, intercambia de forma cada vez mais dinâmica raciocínios analógicos, com vistas a dar conta da crescente complexidade em que se encontra. |
Keywords: | Ciências sociais Ciências naturais Analogia e complexidade Teoria e conceito |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | Unesp |
Citation: | RODRIGUES, Léo Peixoto. Ciência pós-determinista, supradisciplinar e transparadigmática: reacendendo o debate sobre teoria, analogia e conceito. TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE), v. 43, n.1, p. 151-172, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6833. Acesso em: 25 de março de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n1.09.p151 |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7308 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Departamento de Sociologia e Política: Artigos avaliados por pares |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A_ciencia_pos_determinista.pdf | 212,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License