Curadoria e feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporânea
Resumen
A presente pesquisa pertence à linha de Processos de Criação e Poéticas do
Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade
Federal de Pelotas. Possui como objetivo geral compreender processos de
curadoria, considerando o design de identidade como agente mediador, em
exposições sob temáticas sociais - como o caso do movimento feminista. Sendo
assim, tem como objetivos específicos investigar o meio curatorial e o feminismo na
contemporaneidade a fim de apresentar os dois pilares deste estudo, quais sejam:
1. Curadoria; 2. Feminismo; e realizar um projeto de exposição a partir das
investigações propostas. A construção teórica em referência está baseada em
autores e autoras como Suely Rolnik (1989; 2017; 2018), Hans Ulrich Obrist (2010) e
Cristiana Tejo (2010; 2011) sobre curadoria; Heloisa Buarque de Hollanda (2018),
Michelle Perrot (2007) e Françoise Vergès (2020) abordando feminismos; Ellen
Lupton (2013), Ruben Pater (2020) e Helen Armstrong (2019) ao tratar o design. A
primeira parte busca revisar a bibliografia referente à curadoria, construir um
histórico do campo e estabelecer conceitos e relações pertinentes à escrita. Em um
segundo momento, amplia a pesquisa até o feminismo onde pretende revisar a
história do movimento e refletir sobre o seu atual contexto. Ao final, com a prática,
visa conectar os assuntos anteriores com o design ao projetar uma exposição e
explorar os modos de imprimir a identidade dos movimentos sociais em projetos
curatoriais.
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