Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8229
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Entrelaçando diário de viagem com narrativas pomeranas: uma abordagem de ensino de Artes Visuais a partir do contexto dos alunos
Other Titles: Interweaving travel diary with Pomeranian narratives: A teaching approach of Visual Arts from the context of students
metadata.dc.creator: Rutz, Mairin Jordane
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Cláudio Tarouco de
metadata.dc.description.resumo: A presente escrita, intitulada Entrelaçando diário de viagem com narrativas pomeranas: Uma abordagem de ensino de Artes Visuais a partir do contexto dos alunos, apresenta a pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A investigação surgiu da inquietação provocada por uma pesquisa desenvolvida na graduação em Artes Visuais, ao longo do ano de 2018, que tratava de uma proposta de viagem e da utilização de objetos cotidianos como forma de ensino de Arte. A partir de uma carência identificada sobre os diários de viagem, um dos itens criados pelos alunos, procurou-se uma alternativa para o desenvolvimento dos mesmos. Buscou-se intensificar a utilização/criação desses diários no ensino de arte. Encontrou-se como hipótese que tratar de assuntos do contexto cultural da comunidade de Arroio do Padre/RS potencializa a escrita e a produção dos diários. Logo, almejou-se também identificar o que pode surgir dessa produção para a ressignificação cultural da comunidade escolar onde a escola está inserida. A comunidade é composta, em sua grande maioria, por descendentes de pomeranos, assim como a pesquisadora deste trabalho. Assim, almejou-se introduzir assuntos relacionados a esse contexto em sala de aula. Buscou-se contribuir em questões voltadas ao ensino de artes a partir de novas abordagens e da inserção de novos recursos pedagógicos e, também, colaborar com a percepção dos estudantes quanto aos aspectos culturais, artísticos e históricos, bem como oportunizar a ressignificação do sentido de ser uma escola do interior. Dessa forma, o presente estudo contempla discussões voltadas ao campo da educação em Arte, abordando questões relacionadas à utilização de diários de viagem como estratégia pedagógica. Criou-se, assim, uma abordagem que leve em consideração o contexto dos alunos e a produção de um material que valorize e resgate a cultura dos estudantes. O estudo também apresenta um pouco da história da imigração envolvendo os deslocamentos pomeranos pela região, conversas com familiares e uma produção da pesquisadora ressaltando características da cultura pomerana. A pesquisa teve cunho qualitativo, com intersecção com o método (auto)biográfico. O estudo se deu a partir de pesquisa bibliográfica, anotações no diário da pesquisadora, conversas com familiares, deslocamentos pela região e uma ação em uma escola de Ensino Médio. Dessa última, analisou-se os comentários, atitudes, escritos e criações dos alunos e uma exposição online que foi resultado da produção dos estudantes. As atividades na escola foram realizadas de forma remota, devido ao contexto pandêmico que se instalou durante o ano de 2020. Esta pesquisa foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).
Abstract: This writing, entitled Interweaving travel diary with Pomeranian narratives: A teaching approach of Visual Arts from the context of students, presents my master's research with the Postgraduate Program in Visual Arts at the Federal University of Pelotas – UFPel. The investigation arose from the restlessness caused by a research developed in the Visual Arts graduation course, throughout 2018, which dealt with a travel proposal and the use of everyday objects as a way of Art teaching. Based on an identified lack of travel diaries, one of the items created by the students, I looked for an alternative for their development. We sought to intensify the use/creation of these diaries in the art teaching. I found as a hypothesis that dealing with issues of the cultural context of the Arroio do Padre/RS community enhances the writing and diaries production. Therefore, the aim was also to identify what can arise from this production for the cultural resignification of the school community where the school is inserted. The community is composed, in its great majority, of Pomeranian descendants, as well as the researcher of this work. In doing so, we aimed to introduce issues related to this context in classroom. We sought to contribute to issues related to the teaching of arts from new approaches and the insertion of new pedagogical resources, and, also, to collaborate with the students' perception regarding cultural, artistic and historical aspects, as well as providing opportunities for the resignification of the meaning of being a country school. Thus, this study includes discussions focused on the field of Art education, approaching issues related to the use of travel diaries as a pedagogical strategy. In doing so, creating an approach that considers the context of the students and the production of a material that values and rescues the culture of students. The study also presents a little of the history of immigration involving the Pomeranian displacements through the region, conversations with family members, and a production by the researcher emphasizing characteristics of the Pomeranian culture. The research is qualitative, intersecting with the (auto) biographical method. The study was based on bibliographical research, notes in the researcher's diary, conversations with family members, displacements through the region and an action in a high school. From the last one, the comments, attitudes, writings, and creations of students and an online exhibition that was the result of student production were analyzed. The activities at the school were performed remotely, due to the pandemic context during the year 2020. This research was done with the support of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brazil (CAPES).
Keywords: Ensino de arte
Diários de viagem
Pomerano
Art teaching
Travel diaries
Travel
Pomeranian
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: RUTZ, Mairin Jordane. Entrelaçando diário de viagem com narrativas pomeranas: uma abordagem de ensino de Artes Visuais a partir do contexto dos alunos. Orientador: Cláudio Tarouco de Azevedo. 2021. 173f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8229
Issue Date: 13-Dec-2021
Appears in Collections:PPGAV: Dissertações e Teses
PPGAV: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mairin_Rutz_Dissertação.pdf3,91 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons