Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8290
metadata.dc.type: masterThesis
Title: O silêncio no caos: como ativar a escuta micropolítica nos espaços educativos por meio das Artes Visuais.
Other Titles: Silence in chaos: how to activate micropolitical listening in educational spaces through the Visual Arts.
metadata.dc.creator: Soares, Ana Claudia Safons
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Cláudio Tarouco de
metadata.dc.description.resumo: Na linha de pesquisa em Educação em Artes e Processos de Formação Estética, exploro o silêncio e seus possíveis significados como matéria de criação de mecanismos micropolíticos de construção dos processos de subjetivação. A construção dos processos de subjetivação entendidos como as “revoluções moleculares” que, para Guattari e Rolnik são processos de diferenciação permanente que permitem o deslocamento da subjetividade por forças externas ao sujeito, também presentes nas manifestações culturais. A metodologia de trabalho seguiu o método cartográfico, com o mapeamento de algumas produções artísticas contemporâneas, selecionando referencial teórico sobre o tema, somado a produções artísticas e as inserções sociais nos processos educativos. Pesquisando o movimento dos professores e professoras ao trabalhar com o tema, através da proposição do curso “A micropolítica do sensível: o silêncio e a arte em contextos educativos”, cujo resultado é parte integrante do catálogo digital disponibilizado nas redes de ensino formal e informal. Resultados que poderão colaborar na formação de jovens e adultos, para que se percebam de uma forma mais humanizada.
Abstract: In the Arts Education and Aesthetics Formation Processes research line, I explore the silence along with its possibles meanings as a matter for the creation of micropolitical mechanisms for the construction of subjectivation processes. The construction of subjectivation processes understood as the “molecular revolutions” which, for Guattari and Rolnik, are processes of permanent differentiation that allow the displacement of subjectivity by forces external to the subject, also present in cultural manifestations. The work methodology followed the cartographic method, with the mapping of some contemporary artistic productions, selecting the theoretical framework on the subject, added to artistic productions and social insertions in educational processes. Researching the movement of teachers when working with the theme, through the proposition of the course "The micropolitics of the sensitive: silence and art in educational contexts", whose result is an integral part of the digital catalog available in formal and informal education networks. Results that can collaborate in the training of young people and adults, so that they perceive themselves in a more humanized way.
Keywords: Silêncio
Educação
Artes Visuais
Micropolítica
Caos contemporâneo
Silence
Education
Visual Arts
Micropolitics
Contemporary chaos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: SOARES, Ana Claudia Safons. O silêncio no caos: como ativar a escuta micropolítica nos espaços educativos por meio das Artes Visuais. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8290
Issue Date: 25-Feb-2022
Appears in Collections:PPGAV: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_ANA_CLAUDIA_SAFONS_SOARES.pdf5,42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons