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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
Other Titles: Subjectivity and body industry: A Process of Resignification Mediated by Art
metadata.dc.creator: Vieira, Cátia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaves, Larissa Patron
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação busca investigar a atuação e a influência da indústria corporal na formação da subjetividade feminina contemporânea. A partir de proposta poética, buscamos a reflexão sobre o impacto da moda no cotidiano, destacando os regimes de visualidade e visibilidades vigentes na nossa sociedade. Dessa forma, o trabalho apresenta como problema o impacto da indústria corporal na construção do sujeito mulher, aspectos que desvelam processos da representação feminina, manipulações, violência, inversões e imposições. Ao contextualizar a história da moda na produção poética desenvolvida, buscamos problematizar as formas como as corporações suscitam o desejo ao consumo em massa, e por que são as mulheres os principais alvos dessa indústria, assim como, um levantamento de artistas que apresentam, em suas obras, o discurso sobre o corpo como objeto na manipulação da aparência. A partir da análise realizada sobre os aportes teóricos e artísticos, compreendemos as consequências que o avanço da moda provoca e acarreta sobre a imagem e vida da mulher contemporânea, pelo impacto da promoção do caráter de desejo e de sedução, armadilha da exigência de uma estética provida por revistas, cinema, televisão e posteriormente, pela internet. Para tal fim, utilizamos autores como: Jean Baudrillard (1995), ao abordar o consumo associado à expressão de felicidade; assim como obras de Gilles Lipovetsky (2006; 2017) e Zygmaun Bauman (2001), ao tratar da sedução e espetacularização, consumo e novas técnicas de comunicação, condicionando produção, difusão e consumo, bem como os referenciais artísticos, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman e Nazareth Pacheco, referências da proposta poética apresentada nesta pesquisa. A partir da elaboração de narrativas poéticas que têm o corpo e a imagem como suporte, refletimos sobre aprisionamento e empoderamento de papeis sociais femininos na contemporaneidade, assim como a busca por uma nova ressignificação do consumo e formação de subjetividades.
Abstract: The present dissertation seeks to investigate the activity and influence of the body industry in the formation of contemporary female subjectivity. From a poetic proposal, we seek to reflect on the fashion impact on everyday life, highlighting the regimes of visuality and visibilities prevailing in our society. In this way, it presents as a problem the impact of the body industry on the vision of the woman subject, aspects that reveal processes of female representation, manipulations, violence, inversions and impositions. Contextualizing the fashion history in the developed poetic production, I look for discuss the ways corporations evoke the massive consumption desire, and why women are the main targets of this industry, as well as mapping artists who present in their works the discourse about body as an object in the manipulation of appearance. By theoretical and artistic contributions analysing, we understand the consequences that the fashion progress causes and results on the contemporary women image and life, due to the impact of promoting the character of desire and seduction, trap of demanded aesthetic provided by magazines, cinema, television and later on internet. For that purpose, authors such as Jean Baudrillard were used to address consumption related to happiness expression; as well as works by Gilles Lipovetsky (2006; 2017) and Zygmaun Bauman (2001) when dealing with seduction and spectacularization, consumption and new communication techniques, conditioning production, diffusion and consumption, as well as artistic references, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman and Nazareth Pacheco, poetic proposal references presented in this research. From poetic narratives elaboration that have body and image as it support, we reflect about the imprisonment and empowerment of female social roles in contemporary times, as well as the search for a new resignification of consumption and subjectivities formation.
Keywords: Indústria corporal
Subjetividade
Arte contemporânea
Poéticas visuais
Body industry
Subjectivity
Contemporary art
Visual poetics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: VIEIRA, Cátia Maria da Silva. Subjetividade e indústria corporal: um processo de ressignificação intermediado pela arte. 2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8291
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:PPGAV: Dissertações e Teses

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