Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8489
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Flor e Ser: semeando a arte da dança na escola
Other Titles: Flower and Being: sowing the art of dance at school
metadata.dc.creator: Portela, Carolina Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoffmann, Carmen Anita
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. O estudo buscou investigar as possibilidades e estratégias para dar sentido às práticas de Ensino da Dança na escola, considerando minha experiência enquanto artista, pesquisadora, produtora e educadora a partir da análise do espetáculo “Nordestiando”, desenvolvido no ano de 2018 na disciplina de Montagem de Espetáculo, componente curricular do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa teve como objetivos específicos: a) investigar os processos de ensino e aprendizagem em Artes com ênfase na Dança; b) rememorar, descrever e relatar vivências artístico-pedagógicas do espetáculo de Dança “Nordestiando”; c) Desenvolver, a partir de experiências artísticas, possibilidades pedagógicas para o Ensino da Dança na escola para crianças de 6 a 12 anos. Baseada na crença de que a Dança age como atividade de integração desenvolvendo aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais é que desenvolveu-se essa investigação artística, pedagógica e científica, partindo da analogia entre a terra/espaços, sementes/crianças, jardineiro/professor e as possibilidades que a Flor e Ser permitirem para enraizar, difundir e proliferar a Dança nos diferentes corpos, assim possibilitando perfumarem os ambientes por onde transitarem. Para desenvolver esse estudo foi assumida uma metodologia aberta, inspirada em histórias de vida, autoformação, pedagogia da Dança e a produção artística. Como autores-guias ressalta-se: Josso (2007), Nóvoa e Finger (2010), Strazzacappa (2012), Marques (1997), Barbosa (2010), Duarte Jr. (2010), entre outros. Assim, problematiza-se os novos discursos que se apresentam para o Ensino da Dança na escola, bem como as relações com outras áreas do conhecimento.
Abstract: The present master's dissertation was developed together with the Graduate Program in Visual Arts of the Arts Center of the Federal University of Pelotas - UFPel, linked to the research line Education in Arts and Aesthetic Training Processes. The study sought to investigate the possibilities and strategies to make sense of the practices of Teaching Dance at school, considering my experience as an artist, researcher, producer and educator from the analysis of the show “Nordestiando”, developed in 2018 in the discipline of Show Montage, curricular component of the Dance Degree Course at the Federal University of Pelotas. The research had as specific objectives: a) to investigate the teaching and learning processes in Arts with emphasis on Dance; b) recall, describe and report artistic-pedagogical experiences of the dance show “Nordestiando”; c) Develop, from artistic experiences, pedagogical possibilities for Teaching Dance at school for children from 6 to 12 years old. Based on the belief that Dance acts as an integration activity, developing cognitive, affective and behavioral aspects, this artistic, pedagogical and scientific investigation was developed, starting from the analogy between land/spaces, seeds/children, gardener/teacher and the possibilities that Flower and Being allow to root, spread and proliferate Dance in different bodies, thus making it possible to perfume the environments through which they transit. To develop this study, an open methodology was assumed, inspired by life stories, self-training, dance pedagogy and artistic production. As author-guides, the following stand out: Josso (2007), Nóvoa and Finger (2010), Strazzacappa (2012), Marques (1997), Barbosa (2010), Duarte Jr. (2010), among others. Thus, the new discourses that are presented for the Teaching of Dance at school are problematized, as well as the relationships with other areas of knowledge.
Keywords: Arte
Ensino-aprendizagem da dança
Processos de criação
Material didático
Art
Teaching-learning of dance
Creation processes
Courseware
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: PORTELA, Carolina Martins. Flor e Ser: semeando a arte da dança na escola. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8489
Issue Date: 18-Mar-2022
Appears in Collections:PPGAV: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Carolina_Martins_Portela.pdf5,17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons