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http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8491
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | Poner la Cuerpa: mulheres e dissidências latino-americanas em atos performáticos |
metadata.dc.creator: | Lopes, Pâmela Fogaça |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Hoffmann, Carmen Anita |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Medeiros, Rosângela Fachel de |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa foi elaborada a partir de inquietações e reflexões sobre o trabalho artístico e o pensamento de mulheres e dissidências latino-americanas que operam como referências para a criação em performance. Esse texto foi proposto a partir de uma escrita performativa (LYRA, 2020b). A dissertação foi desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. A partir da consigna feminista “poner la cuerpa”, agencia-se um território performático de características expandidas (CABALLERO, 2011). Apresentam-se reflexões sobre as intersecções entre arte e ativismo, considerando suas estratégias de expressão e ação política (COLLING, 2019; GIUNTA, 2019; ROJAS, 2015; PEÑA; MAYER; ROSA, 2018, entre outres). Para esse fazer, são elaboradas “mandalas dramatúrgicas” (LYRA, 2011) com os seguintes vetores poéticos: “coletividades e ação”, “mutações” e “encontro”. Evidenciam-se os processos de criação em rede, seja pela atuação junto a coletividades feministas, seja em experimentos e oficinas-performance, levantados a partir de símbolos comuns que são articulados dentro de marchas e atos feministas. Esses estudos afirmaram potências no encontro de uma ética feminista com o fazer performático. |
Abstract: | Esta investigación se elaboró a partir de inquietudes y reflexiones sobre el trabajo artístico y el pensamiento de las mujeres y disidencias latinoamericanas que operan como referentes para esta creación. Este texto fue propuesto a partir de una escritura performativa (LYRA, 2020b). La disertación se desarrolló en el Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. A partir del lema feminista “poner la cuerpa”, se establece un territorio performativo con características expandidas (CABALLERO, 2011). Se presentan reflexiones sobre las intersecciones entre arte y activismo, considerando sus estrategias de expresión y acción política (COLLING, 2019; GIUNTA, 2019; ROJAS, 2015; PEÑA; MAYER; ROSA, 2018, entre otros). Para ello, se crean “mandalas dramatúrgicas” (LYRA, 2011) con los siguientes vectores poéticos: “coletividades e ação”, “mutações” e “encontro”. Los procesos de creación en red son evidentes, ya sea a través de la actuación con colectivos feministas, o de experimentos y talleres performance, planteados a partir de símbolos comunes que se articulan dentro de las marchas y actos feministas. Estos estudios afirmaron potencias en el encuentro de una ética feminista con la realización de performance. |
Keywords: | Poner la cuerpa Performance feminista Performance expandida Artivismo Escrita performativa Activismo Escritura performativa |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Centro de Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Citation: | LOPES, Pâmela Fogaça. Poner la Cuerpa: Mulheres e Dissidências Latino-Americanas em Atos Performático. 2021. 248 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8491 |
Issue Date: | 16-Dec-2021 |
Appears in Collections: | PPGAV: Dissertações e Teses |
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