Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8492
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | [RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. |
Other Titles: | [Poetic RevisitAtions] Appropriate, Citation, Recontextualize: procedures of an experimenting artist. |
metadata.dc.creator: | Pinto, Thiago Ligabue |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Monsell, Alice Jean |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Senna, Nádia da Cruz |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação busca estabelecer uma reflexão referente a duas propostas desenvolvidas durante o curso de mestrado em Artes Visuais da UFPEL, a primeira uma série de quatro trabalhos intitulada Visitas, e a segunda uma proposta intitulada Mini Kit Curatorial para projeto expográfico no ambiente urbano. Foram analisados os processos criativos destas propostas, o uso da autoimagem e de imagens apropriadas e citadas de outros artistas, bem como abordados procedimentos de citacionismo, apropriação, participação e outras práticas artísticas que emergem dos dois diferentes trabalhos. Deste modo, o texto abarca o conceito de revisitação, que concentra um ponto interseccional destas produções e do qual engloba os procedimentos citados e os desdobramentos destes processos que culminam na recontextualização das imagens e reverberam também como potência na recontextualização do olhar sobre as coisas, do olhar poético e sensível sobre o espaço público e da relação do outro com as propostas aqui exibidas. Somado a isto, aponta-se como convergência além dos procedimentos mencionados, a ironia como ponto que aproxima as diferentes formas poéticas - desenho, serigrafia, múltiplo, proposta de curadoria participativa - na tentativa de refletir sobre estes diversos vieses dos trabalhos apresentados. Como base teórica encontra apoio em Nicolas Bourriaud, Tadeu Chiarelli, Stuart Hall, Michel Foucault, Katia Canton, Francesco Careri, Karina Dias, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Julio Plaza, Marília Panitz e outros. Como referências artísticas temos o aporte de Michele Martines, Eduarda Gonçalves, Hélio Fervenza, Michel Zózimo e Ricardo Basbaum. Assim, o presente texto é uma reflexão sobre a própria posição de artista em formação e sobre o processo de experimentar, se relacionar e atuar na atividade artística, em torno das várias possibilidades que o meio pode proporcionar, pela visão poética de um artista que habita a região sul do Brasil. |
Abstract: | This dissertation seeks to establish a reflection on two proposals developed during the Master's course in Visual Arts at UFPEL, the first a series of four works entitled Visits, and the second a proposal entitled Mini Curatorial Kit for an expographic project in the urban environment. The creative processes of these proposals, the use of self-image and appropriate and cited images from other artists were analyzed, as well as procedures of citationism, appropriation, participation and other artistic practices that emerge from the two different works. In this way, the text embraces the concept of revisitation, which concentrates an intersectional point of these productions and from which it encompasses the cited procedures and the unfolding of these processes that culminate in the recontextualization of images and also reverberate as a power in the recontextualization of the look on things, of the poetic and sensitive look at the public space and the relationship of the other with the proposals shown here. Added to this, irony as a point that brings together the different poetic forms - drawing, serigraphy, multiple, participatory curatorship proposal - is pointed out as a convergence, in an attempt to reflect on these various biases of the works presented. As a theoretical basis, it finds support in Nicolas Bourriaud, Tadeu Chiarelli, Stuart Hall, Michel Foucault, Katia Canton, Francesco Careri, Karina Dias, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Julio Plaza, Marília Panitz and others. As artistic references we have the contribution of Michele Martines, Eduarda Gonçalves, Hélio Fervenza, Michel Zózimo and Ricardo Basbaum. Thus, the present text is a reflection on the position of an artist in formation and on the process of experimenting, relating and acting in the artistic activity, around the various possibilities that the medium can provide, through the poetic vision of an artist who inhabits the southern region of Brazil. |
Keywords: | Citação Visita Apropriação Participação Revisitação Citation Visit Appropriation Participation Revisitation |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Centro de Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Citation: | PINTO, Thiago Ligabue. [RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. 2022. 127 f. Dissertação. (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8492 |
Issue Date: | 15-Mar-2022 |
Appears in Collections: | PPGAV: Dissertações e Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf | 5,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License