Scape Book de Frações: possibilidades e desafios do seu uso em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental.

Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-22Autor
Martins, Marcos Aurélio da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como uma pesquisa-ação
e tem como questão “Quais as possibilidades e desafios do uso do Scape Book
de Frações em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental?”. Para
responder à questão o objetivo da pesquisa foi analisar, a partir das produções
dos alunos, como o Scape Book de Frações contribuiu para o entendimento do
conceito de frações. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 6º ano do Ensino
Fundamental de uma escola da rede privada de Pelotas, RS. O texto perpassa
por uma discussão a respeito da teoria de jogos na qual utilizou-se como
referencial principal Huizinga (2019). Além disso, discutem-se os estudos do
campo da Neurociência aplicados à Educação Matemática. Encontramos em
Boaler (2018; 2019; 2020) considerações importantes e que foram
fundamentais para a construção do Scape Book proposto, que tem três ideias
gerais: os conceitos de Mentalidade Fixa e Mentalidade de Crescimento, a
importância dos erros e uma abordagem Multidimensional. Para a produção e
coleta de dados o Scape Book foi aplicado na íntegra aos 20 alunos da turma,
num total de 12 encontros, entre fevereiro e março deste ano. A finalização foi
feita a partir da produção do Diamante de Papel, em um único encontro no mês
de abril. Assim, os dados da pesquisa são os registros feitos no próprio Scape
Book de cada aluno, além do Diário de Campo do pesquisador. A análise dos
dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo, considerando as etapas
descritas por Bardin (2016). Foi analisada a questão da página nove do Scape
Book, em comparação com o Diamante de Papel de cada estudante,
resultando em três categorias de análise: Sala de Aula, Casa e Alimentação.
Como resultados da pesquisa podemos perceber principalmente o avanço
significativo dos alunos nas diferentes formas de representar um mesmo
problema.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: