Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9086
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | O museu como instrumento educacional |
metadata.dc.creator: | Tenotti, Carolina Fogaça |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Úrsula Rosa da |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho se propõe a fazer uma análise das ações ocorridas no MALG – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo dentro da virtualidade durante o período da pandemia de Covid-19. Apesar do recorte temporal, a pesquisa também retoma algumas ações significativas ocorridas na instituição, bem como, também traz relatos dos gestores, servidores e pesquisadores envolvidos nas ações realizadas durante esse recorte. A partir disso, fazendo o cruzamento desses relatos com o conceito de cibercultura de Levy (2010), e uso de novas tecnologias em museus de Chelini (2012), bem como trazendo a visão Freireana de comunicação para a relação entre público e museu surge a possibilidade de melhoria nessa relação a partir de uma proposição em ambiente virtual que vislumbra despertar a curiosidade do público para com a instituição. |
Abstract: | The present work proposes to analyze the actions that took place at MALG - Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo within the virtuality during the period of the Covid-19 pandemic. Despite the temporal cut, the research also takes up some significant actions that took place in the institution, as well as, it also brings reports of managers, servers and researchers involved in the actions carried out during this cut. From this, crossing these reports with Levy's (2010) concept of cyberculture, and Chelini's (2012) use of new technologies in museums, as well as bringing the Freirean vision of communication to the relationship between public and museum, the possibility of improvement in this relationship from a proposal in a virtual environment that aims to arouse the public's curiosity towards the institution. |
Keywords: | Museu Educação Cibercultura Arte Tecnologias em museus Museum Education Cyberculture Art Technologies in museums |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Centro de Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Citation: | TENOTTI, Carolina Fogaça. O museu como instrumento educacional. Orientadora: Úrsula Rosa da Silva. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9086 |
Issue Date: | 13-Sep-2022 |
Appears in Collections: | PPGAV: Dissertações e Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carolina_Fogaca_Tenotti_Dissertação.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License