Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9087
metadata.dc.type: masterThesis
Title: A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
metadata.dc.creator: Bertinetti, Giulianna Picolo
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Lauer Alves Nunes dos
metadata.dc.description.resumo: Assolada pelo desalento racionalista que degrada cada vez mais a memória e seu lugar subjetivo, a produção do envelhecimento encontra, no futuro que a todos pertence, a crise de sentidos da construção do sensível. Ao passo que travamos uma guerra contra a passagem do tempo, condicionamos o sujeito ‘velho’ ao vazio da inatividade, suspendendo a experiência da vivência em prol de um estado anestésico a quem não mais é produtivo a sociedade. A arte, enquanto território de movimentação do consciente e inconsciente, surge como ferramenta na construção do exercício prático do eu simbólico e poético, possibilitando a ressignificação da vida a medida em que constrói um novo lugar para habitar, concebido através da potencialização do sensível entre o imaginado e o real. Este trabalho busca na experiência da arte, o caminho ao encontro a condição humana que à velhice é urgente. Para isso, divide-se em quatro partes, partindo dos preceitos teóricos qualitativos que direcionam a construção de diretrizes para a experimentação da arte em museus. Na primeira, revisitando o estudo sobre a velhice, apoia-se na revisão bibliográfica de autoras como Ecléa Bosi (1987) e Simone de Beauvoir (1990), construindo as relações que a sociedade desenvolve com a velhice. Na segunda, recebemos as possibilidades de ser que emergem da prática criativa do imaginário, pautados pela escrita de Fayga Ostrower (2014), partindo das potentes capacidades do ser sensível, cultural, consciente e memória de reencontrar o caminho da reinvenção da experiência vivida. Passamos, então, a analisar os programas existentes que envolvem tais características no atendimento a tal recorte de público, analisando aqueles que se destacam como objetos de estudo para, por fim, construir diretrizes de ação e construção de projetos que, buscando a retomada e reintegração do velho à vida social ativa, possibilitam, a velhice, a reconstrução de um território digno para vivência de sua memória e de seu presente.
Abstract: Overwhelmed by the rationalist dismay that increasingly degrades memory and its subjective place, the production of aging finds, in the future that belongs to everyone, the crisis of senses of the construction of the sensible. As we wage a war against the passage of time, we condition the ‘old’ subject to the void of inactivity, suspending the experience of living in favor of an anesthetic state for which society is no longer productive. Art, as a territory of movement of the conscious and unconscious, emerges as a tool in the construction of the practical exercise of the symbolic and poetic self, enabling the resignification of life while building a new place to inhabit, conceived through the potentialization of the sensitive between the imagined and the real. This work seeks in the experience of art, the way to meet the human condition that is urgent in old age. For this, it is divided into four parts, starting from the qualitative theoretical precepts that guide the construction of guidelines for the experimentation of art in museums. In the first, revisiting the study of old age, it is supported by the literature review of authors such as Ecléa Bosi (1987) and Simone de Beauvoir (1990), building the relationships that society develops with old age. In the second, we receive the possibilities of being that emerge from the creative practice of the imaginary, guided by the writing of Fayga Ostrower (2014), based on the powerful capacities of the sensitive, cultural, conscious being and memory to rediscover the path of reinvention of the lived experience. We then proceeded to analyze the existing programs that involve such characteristics in serving such a group of public, analyzing those that stand out as objects of study to, finally, build guidelines for action and construction of projects that, seeking the resumption and reintegration from the elderly to active social life, make it possible, in old age, to rebuild a worthy territory to experience their memory and their present.
Keywords: Arte
Experiência
Velhice
Memória
Envelhecimento
Art
Old age
Experience
Memory
Aging
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: BERTINETTI, Giulianna Picolo. A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte. 2022. 185 f. Dissertação (Mestrado em artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9087
Issue Date: 8-Dec-2022
Appears in Collections:PPGAV: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giulianna_Picolo_Bertinetti_Dissertação.pdf3,6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons