O estudo de impressos estudantis em História da Educação: uma abordagem a partir do impresso estudantil ‘O GAÚCHO’ (1953-1955)

Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-25Autor
Piotrowski, Jaqueline de Gaspar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Apresentam-se as reflexões e tese situada no campo da História da Educação, no âmbito dos pressupostos da História Cultural, tendo a base de investigação nos impressos estudantis, centrando-se, nesse sentido, em autores como Roger Chartier, Anne-Marie Chartier, Michel de Certeau e Tania de Luca para as discussões teóricas. Objetivou-se o levantamento, catalogação e estudo dos impressos estudantis do acervo do Centro de Documentação do CEIHE-UFPEL, onde buscou-se problematizar e trazer apontamentos no que se refere às possibilidades do estudo do impresso estudantil, como uma fonte e objeto de pesquisa em História da Educação. Do acervo foram selecionados para investigação
e recorte do corpus documental 16 impressos estudantis, relacionando como critérios que tais impressos deveriam ser provenientes do Rio Grande do Sul, sejam organizados em ambiente escolar ou por grupos e órgãos estudantis independentes, de caráter laico ou religioso, público ou privado, de instituições femininas, masculinas, mistas ou internatos, seja de edição periódica ou comemorativa,
produzidos em nível primário, ginasial ou secundário e, principalmente, elaborado ‘por’ e/ou ‘para’ estudantes. Fragmentando o corpus documental foi escolhido para o aprofundamento das análises o impresso ‘O Gaúcho’, produzido e publicado pelas estudantes do Colégio São José, de São Leopoldo. O acervo tem à disponibilidade de 10 exemplares do impresso ‘O Gaúcho’, com edições de 1953, 1954 e 1955. Por conseguinte, desenvolvem-se análises sobre o que é o impresso estudantil, sua produção e circulação entre seus pares, determinando-se seu conteúdo textual e visual, impresso e publicado, concluindo-se que o impresso estudantil exerce funções como instrumento motivacional de grande importância e potencialidade em seu papel de apoio pedagógico para a leitura e escrita, utilizado tanto por estudantes quanto pela instituição.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: