Influências do pomerano na leitura de palavras cognatas em inglês.
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o efeito do conhecimento
do pomerano no acesso lexical e na aprendizagem da leitura de palavras cognatas
em inglês. Assim, se buscou analisar se uma língua minoritária, como o pomerano,
pode trazer algum benefício na aprendizagem do inglês, língua majoritária e
hegemônica no mundo. Para isso, foram aplicados um questionário de histórico da
linguagem (SCHOLL; FINGER; FONTES, 2017) e uma tarefa de decisão lexical em
inglês, baseada em Limberger (2018), na qual foram apresentados aos participantes
cognatos entre inglês e pomerano, não cognatos e pseudopalavras. A tarefa de
decisão lexical foi aplicada antes e depois das atividades de instrução explícita sobre
cognatos. Houve, portanto, uma sessão de pré-teste e uma sessão de pós-teste.
Foram realizadas três atividades de instrução explícita sobre cognatos: a) “Caixas das
Línguas”, baseada em Busch (2013); b) tarefa de reconhecimento de cognatos entre
línguas, fundamentada em Spinassé e Käfer (2017) e Broch (2014) e c) leitura de texto
em inglês com perguntas de interpretação de acordo com o trabalho de Muilwijk
(2014). Os participantes foram adultos com idades entre 20 e 50 anos, com
escolaridade mínima de ensino médio completo, com nível de proficiência
autoavaliada de A2 e que usassem a língua inglesa no seu cotidiano. Os resultados
mostraram um efeito de facilitação do conhecimento do pomerano no inglês no tempo
de resposta durante o pré-teste e na acurácia durante o pós-teste da tarefa de decisão
lexical. Assim, eles foram mais rápidos na primeira aplicação da tarefa e mais precisos
na segunda aplicação. E na comparação entre as duas aplicações da tarefa (pré-teste
e pós-teste), houve uma diferença significativa na acurácia e no tempo de resposta
dos cognatos, mas não dos não cognatos. Os resultados da instrução explícita
também evidenciaram que os participantes puderam se conscientizar sobre as
relações lexicais entre o pomerano e o inglês. Além disso, foi possível observar uma
facilitação da leitura em inglês na última atividade, a qual possuía vários cognatos com
o pomerano. Isso pode ser observado pois a maioria acertou cada uma das questões
propostas. Desse modo, a pesquisa pode contribuir para um maior reconhecimento
da língua minoritária pomerana, visto que ela pode auxiliar na aprendizagem de uma
língua majoritária. Além de servir de amparo para as práticas pedagógicas de
professores de Língua Inglesa em comunidades de origem pomerana, ou seja, eles
poderão usar o pomerano no ensino do inglês. Por fim, o estudo também reforça o
conjunto de estudos sobre o multilinguismo, o acesso lexical e sobre as línguas
minoritárias.

