• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Racismo, educação e a construção identitária de jovens negras de uma escola municipal de ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Cátia_Barcelllos_Tese.pdf (2.693Mb)
Data
2021-01-12
Autor
Barcellos, Cátia Simone Ribeiro
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa em educação versa sobre a construção da identidade racial de jovens negras de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Pelotas. A investigação, de natureza qualitativa, priorizou a escuta das vozes juvenis como a principal fonte de dados, a partir das suas experiências e participação no processo investigativo. O objetivo central da pesquisa foi compreender como um grupo de jovens negras de uma escola municipal de ensino fundamental constrói a sua identidade racial. Os objetivos específicos foram verificar onde, como e em quais situações estas jovens se percebem enquanto negras; analisar como estas jovens, a partir das suas experiências, vivenciam/materializam/percebem os conceitos de racismo, preconceito, discriminação e relações raciais; e averiguar como pertencer ao grupo social negro repercute nas vidas escolares das jovens. O referencial teórico situou-se entre autores dos Estudos Culturais, das Teorias Críticas e Pós-Críticas da Educação, dos Estudos Pós-Coloniais e, principalmente, de autores que têm se dedicado à Educação e às Relações Étnico-Raciais, com inspiração na teoria antirracista. Os instrumentos metodológicos utilizados para a geração dos dados foram registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas individuais, uma entrevista coletiva e anotações em diário de campo. O material que constituiu o corpus dos dados da pesquisa para análise foram fotografias produzidas pelas jovens, a partir da proposição de quatro questões, a transcrição das entrevistas e as notas do diário de campo. O método adotado foi a análise de conteúdo, e as categorias centrais da interpretação dos dados foram identidade negra, racismo e educação. Todas as participantes da pesquisa se identificaram enquanto negras e a construção dessa identidade racial verifica-se a partir das relações sociais que estabelecem dentro de suas famílias e dos lugares que frequentam, baseadas em relações desiguais de poder que privilegiam a identidade hegemônica do homem branco, europeu, masculino, heterossexual, adulto, enquanto a identidade negra é negligenciada e subalternizada. A pesquisa refletiu o modo de viver a juventude e construir essa identidade negra das jovens, revelando seus modos próprios de ser e viver a sua condição como pertencentes a esse grupo racial na faixa etária na qual se encontram. Analisou, também, a construção da identidade racial das jovens enquanto negras, no que tange ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial sofrida, e discute sobre a educação, no sentido de explorar as questões relativas à escolarização e à ascensão social. Os jovens negros reivindicam a sua negritude atualmente e resistem à branquitude enquanto ideologia que mantém os privilégios estruturantes e as desigualdades raciais no Brasil. Enquanto sociedade, é necessário desconstruir esse lugar da branquitude e construir um outro olhar para a negritude, contribuindo para reforçar sentimentos e representações positivas sobre a identidade racial de pretos e pardos a partir de uma educação antirracista, na luta contra todos os tipos de opressões sociais.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10095
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV