• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Inventando docências para a creche no curso de pedagogia da FURG

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Eleonora_das_Neves_Simões_Tese.pdf (4.565Mb)
Data
2022-06-30
Autor
Simões, Eleonora das Neves
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A investigação que dá corpo a esta tese trata de uma pesquisa e uma escrita que têm como tema a formação para a docência com crianças de zero a três anos, tendo como locus de investigação o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande –(FURG). Como objetivo geral, busco analisar como vêm se inventando docências para a creche, considerando aspectos do currículo do Curso de Pedagogia da FURG. Tal intento, tendo como fontes de dados documentos escritos e orais, desdobra-se em analisar os sentidos atribuídos aos bebês e às crianças pequenas e a sua educação nas escolas de Educação Infantil; os saberes considerados como necessários para exercer a docência na creche; os sistemas de pensamento e as experiências que produzem sentidos a respeito da docência na creche; a produção de um tipo de intelectual no processo formativo desse curso. Considerando especialmente os conceitos de currículo, processos de subjetivação e invenção a partir de um enfoque pós-estruturalista, a produção de dados consistiu de estratégias de pesquisa características do Estudo de Caso e da Etnografia, como a aplicação de questionários, a realização de observações participantes das reuniões e orientações do Estágio Curricular Supervisionado com um grupo de seis alunas, entrevistas com as alunas estagiárias e três professoras do curso, rodas de conversa com as estagiárias e análise de documentos do curso. No que tange aos procedimentos éticos, os sujeitos participantes foram esclarecidos dos riscos e benefícios de sua participação na pesquisa por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido – TCLE. Como resultado, demonstra-se ao longo das análises que o currículo do Curso de Pedagogia da FURG é uma linha de força dentre outras linhas que disputam as subjetividades das futuras docentes. Em meio a contingências e constrangimentos, saberes e práticas tensionantes, as estagiárias utilizam determinadas estratégias para se inventarem como docentes. Uma invenção sempre parcial, provisória e contraditória, que se faz na relação com a instituição de Educação Infantil, com as crianças bem pequenas e os/as bebês, com a memória escolar das alunas e a tradição da Educação infantil, com a instituição formadora a partir de certos discursos de verdade de como devem ser e se comportar. Uma invenção que dialoga com uma memória e com uma utopia.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10276
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV