Estudo sobre os erros (orto)gráficos e os resultados de testes de leitura (TCLPP) e consciência fonológica (CONFIAS) em dados de crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental

Visualizar/ Abrir
Data
2022-06-28Autor
Eidelwein, Luciana Patricia Schumacher
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese buscou descrever e analisar a qualidade dos erros (orto)gráficos em textos espontâneos produzidos por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, de duas escolas públicas – uma estadual outra municipal – e os resultados obtidos por
elas nos testes de leitura e consciência fonológica bem como discutir as possíveis relações entre os resultados dos três conjuntos de dados em estudo. Foram analisados, quanti e qualitativamente, dados obtidos pela Oficina de Produção
Textual, pelo teste de leitura de palavras (TCLPP) e pelo teste de consciência fonológica (CONFIAS). Tais instrumentos viabilizaram a obtenção de diferentes tipos de dados, a saber: de escrita espontânea, textos que integram o terceiro estrato do
Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE) e escores de leitura e de consciência fonológica. Dos textos espontâneos foram categorizados os erros encontrados e distribuídos em três grandes categorias, a saber: ortográfica,
fonológica e fonográfica. Do teste de leitura foram utilizados cinco subtestes e do teste de consciência fonológica foram utilizados os escores obtidos no subteste que envolvia o fonema. Os resultados obtidos nesses instrumentos foram submetidos a
testes estatísticos, para saber se havia ou não correlação entre eles. A análise dos dados demonstrou uma correlação fraca e negativa, porém significativa entre os erros do tipo fonográficos e o subteste vizinha visual (VV) do TCLPP, e entre os
erros fonológicos e o subteste vizinha fonológica (VF). Esses resultados demonstram que as crianças utilizam preferencialmente a rota fonológica, tanto para a leitura quanto para a escrita. Observou-se também uma correlação fraca e positiva entre os erros do tipo fonológicos e a consciência fonológica evidenciando, portanto, uma não relação entre o desenvolvimento da consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura e da escrita dentro da amostra estudada, sendo que a criança pode ter um escore muito baixo no teste de consciência fonológica e estar produzindo uma escrita de nível alfabético. Por fim, os achados da pesquisa mostram que, de forma não generalizável, o estudo fornece elementos para auxiliar na compreensão referente às relações existentes entre a natureza dos erros encontrados nas escritas estudadas e a performance na leitura de palavras bem
como sobre a não relação entre a consciência do fonema e as escritas alfabéticas analisadas. Por fim, uma contribuição não menos importante diz respeito à contribuição para o planejamento de atividades que podem auxiliar para o ensino da
leitura e da escrita nos anos iniciais.