• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A experimentação na formação de professores de Química: um discurso em ação

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao_Edson_Frozza.pdf (1.020Mb)
Data
2018-08-27
Autor
Frozza, Edson
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O estudo apresentado nessa dissertação objetivou compreender o discurso sobre experimentação que se faz presente nos cursos de formação de professores de Química e que orienta algumas das práticas desenvolvidas nesse espaço, bem como na Educação Básica. Para tal, nos apoiamos e apropriamos das ideias de discurso, basicamente dos processos arqueológicos, produzidos e discutidos por Michel Foucault e outros autores. Nesse processo teórico e metodológico de Análise do Discurso, o discurso é compreendido como prática. Nesse sentido, ele produz efeitos sobre as práticas e ações enquanto é produzido, reproduzido, intensificado por elas. O corpus de análise compreendeu entrevistas com professores que ministram aulas de Química experimental no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas, documentos oficiais que orientam os cursos de formação de professores e um grupo de materiais e produções do campo da Educação Química. A partir da análise desenvolvida, se evidenciou a emergência de um enunciado que a todo o momento é posto em ação, atualizado e reforçado, o qual pode ser descrito como: a experimentação é marcada por elementos e processos que sistematicamente buscam a diferenciar e a separar da teoria no nível da formação universitária. Há um discurso que põe em jogo determinadas práticas que orientam os processos e atividades desenvolvidas nas aulas experimentais, bem como na própria organização do curso. Destaca-se, então, a importância em repensar as práticas desenvolvidas e naturalizadas nos cursos de formação de professores de Química.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10326
Collections
  • PPGQ: Dissertações e Teses [242]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV