• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os fundamentos ontológicos do pensamento pedagógico de Paulo Freire

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese_Alexandre_Protásio.pdf (1.885Mb)
Data
2023-11-27
Autor
Protásio, Alexandre Reinaldo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No presente estudo, apresentamos a concepção do “ser social” elaborada por Paulo Freire como fundamento filosófico da sua formulação pedagógica, identificando os elementos categoriais centrais da sua ontologia. A pesquisa busca reconstituir o tempo lógico do seu pensamento filosófico, ou seja, o resultado espiritual da sua atividade intelectual, evidenciando o processo de abstração razoável realizado por Paulo Freire para estabelecer uma determinada figuração do ser e do mundo, a construção do “ser social freiriano”, o que revela a natureza realista e dialética do seu pensamento freiriano, assim como sua repulsa ao objetivismo e subjetivismo das tendências mecanicistas presentes na filosofia. O estudo também busca apresentar como Paulo Freire estabeleceu a diferença específica do ser social nas sociedades dependentes do século XX, em especial o Brasil, que constituindo um tipo de “ser social do capital”, evidencia, entre outros aspectos, o quanto o “bancarismo” na Educação é adequado à atual formação social brasileira. Por fim, buscamos identificar os elementos de uma nova conformação do ser, a partir da transformação da realidade e das consciências, o projeto do “novo ser social” de Paulo Freire ou a confirmação da vocação ontológica do ser. Assim, consideramos a reconstrução da filosofia ontológica freiriana como um ponto de partida incontornável aos (às) pesquisadores(as) que buscam compreender a complexidade e radicalidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12885
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV