A contação e a produção de histórias literárias no ensino da Matemática: vivências no 1º ano do Ensino Fundamental
Resumo
Esta pesquisa apresenta um diálogo entre a Literatura Infantil e o ensino da Matemática e tem como questão norteadora: quais as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? Tem como objetivo geral analisar as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. E de forma específica: estudar as potencialidades da literatura infantil para a alfabetização matemática a partir das pesquisas produzidas, elaborar uma prática pedagógica que favoreça a vivência de experiências matemáticas e alfabetização com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, através da contação de histórias e a produção de histórias literárias e analisar como uma prática pedagógica com contação e produção de histórias literárias pode contribuir para a construção de conceitos matemáticos com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresenta os seguintes assuntos e autores: Literatura Infantil e o Ensino da Matemática com Abramovick (2009), Smole, Cândido e Stancanelli (1999). Sobre as ideias matemáticas e alguns entrelaçamentos curiosos: Danyluk (2015), Lorenzato (2019), Vigotski (2007), Ramos (2009), Nacarato, Mengali e Passos (2021) e Campos (2019). A metodologia tem uma abordagem qualitativa, centrada na experiência de ensino. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2022, a pesquisadora aplicou sequências didáticas a partir de histórias infantis com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual também é professora regente. Porém a análise mais aprofundada dos dados se deu com base de atividades desenvolvidas a partir de histórias produzidas pelas crianças: O Aniversário do Caracol e Histórias em Quadrinhos. A pesquisa mostrou que a articulação entre Literatura Infantil e o Ensino da Matemática no trabalho com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental proporciona um aprendizado contextualizado e significativo, quando realizado através de práticas pedagógicas planejadas e mediadas pelo professor.