• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A História e os Desafios das Mulheres Cientistas da Química e a Proposição de Atividades de Formação e de Ensino

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao_Andressa_Soares_Bento.pdf (1.786Mb)
Data
2024-02-28
Autor
Bento, Andressa Soares
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que discute as relações entre diversidade de gênero e a Química e tem como base a abordagem metodológica o estudo de caso múltiplo, ao analisar dois grupos diferentes. Portanto, são apresentados dois objetivos gerais: Analisar a perspectiva e desafios de mulheres na área da Química em contextos contemporâneos, por meio de um estudo de caso com as mulheres atuantes no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e analisar atividades de ensino que possuem como tema a discussão da diversidade de gênero e mulheres na Ciência, e a importância do tema para a formação docente para a diversidade, no componente curricular de História e Filosofia no Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Química na UFPel. A metodologia de análise de dados contou com o apoio da Análise textual discursiva, que permitiu o desenvolvimento de quatro categorias do primeiro caso: Adotei uma postura para sobreviver ao meio masculino; Bom, se essas mulheres conseguiram, eu consigo!; Às vezes eu não me sinto boa nem como mãe, nem como pesquisadora; e A gente só muda cultura com ensino e educação. Enquanto o segundo caso possui duas categorias emergentes: Formação docente para a diversidade: propostas e discussões; e Conhecimentos de docentes em formação sobre diversidade de gênero na Ciência. Como resultado do primeiro caso, identificamos que o meio acadêmico ainda é hostil às mulheres e permeado por conflitos; que a representatividade embora importante não é subsídio suficiente para uma posição de igualdade, mesmo entre mulheres, pois a competitividade feminina é muito presente; e que a maternidade possui impactos na carreira, assim como a carreira impacta na decisão de ter ou não filhos. Os resultados também permitem discutir pontos que envolvem o assédio moral e/ou sexual no ambiente acadêmico, presente na trajetória da maioria das pesquisadoras, o que reflete em suas considerações sobre a necessidade de formar profissionais atentos às questões de gênero e diversidade. Enquanto no segundo caso, os resultados são positivos, principalmente do potencial mobilizador das questões de gênero na formação docente, fornecendo subsídios para o desenvolvimento dessa discussão no ensino básico; assim como existe um déficit no conhecimento de cientistas mulheres na História da Ciência que pode estar relacionada com a maneira da representação – e representatividade – dessas cientistas, como nos livros didáticos e na Universidade. Por fim, é possível identificar semelhanças entre esses dois grupos que identificam problemáticas da mulher na Ciência, da qual a Química faz parte, o que assinala a importância de mais e de novos estudos e atividades de ensino envolvendo as questões de gênero e diversidade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13818
Collections
  • PPGQ: Dissertações e Teses [242]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV