A História e os Desafios das Mulheres Cientistas da Química e a Proposição de Atividades de Formação e de Ensino
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que discute as relações entre
diversidade de gênero e a Química e tem como base a abordagem metodológica o
estudo de caso múltiplo, ao analisar dois grupos diferentes. Portanto, são
apresentados dois objetivos gerais: Analisar a perspectiva e desafios de mulheres na
área da Química em contextos contemporâneos, por meio de um estudo de caso com
as mulheres atuantes no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade
Federal de Pelotas (UFPel); e analisar atividades de ensino que possuem como tema
a discussão da diversidade de gênero e mulheres na Ciência, e a importância do tema
para a formação docente para a diversidade, no componente curricular de História e
Filosofia no Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Química na UFPel. A
metodologia de análise de dados contou com o apoio da Análise textual discursiva,
que permitiu o desenvolvimento de quatro categorias do primeiro caso: Adotei uma
postura para sobreviver ao meio masculino; Bom, se essas mulheres conseguiram,
eu consigo!; Às vezes eu não me sinto boa nem como mãe, nem como pesquisadora;
e A gente só muda cultura com ensino e educação. Enquanto o segundo caso possui
duas categorias emergentes: Formação docente para a diversidade: propostas e
discussões; e Conhecimentos de docentes em formação sobre diversidade de gênero
na Ciência. Como resultado do primeiro caso, identificamos que o meio acadêmico
ainda é hostil às mulheres e permeado por conflitos; que a representatividade embora
importante não é subsídio suficiente para uma posição de igualdade, mesmo entre
mulheres, pois a competitividade feminina é muito presente; e que a maternidade
possui impactos na carreira, assim como a carreira impacta na decisão de ter ou não
filhos. Os resultados também permitem discutir pontos que envolvem o assédio moral
e/ou sexual no ambiente acadêmico, presente na trajetória da maioria das
pesquisadoras, o que reflete em suas considerações sobre a necessidade de formar
profissionais atentos às questões de gênero e diversidade. Enquanto no segundo
caso, os resultados são positivos, principalmente do potencial mobilizador das
questões de gênero na formação docente, fornecendo subsídios para o
desenvolvimento dessa discussão no ensino básico; assim como existe um déficit no
conhecimento de cientistas mulheres na História da Ciência que pode estar
relacionada com a maneira da representação – e representatividade – dessas
cientistas, como nos livros didáticos e na Universidade. Por fim, é possível identificar
semelhanças entre esses dois grupos que identificam problemáticas da mulher na
Ciência, da qual a Química faz parte, o que assinala a importância de mais e de novos
estudos e atividades de ensino envolvendo as questões de gênero e diversidade.