• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada em contexto online

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação rubia da cunha gorziza garcia.pdf (1.074Mb)
Data
2023-09-27
Autor
Garcia, Rúbia da Cunha Gorziza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Pesquisas em aprendizagem motora vêm demonstrando que suprir as necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e relacionamento social acarreta benefícios na aquisição de habilidades motoras em diferentes populações. Recentemente, a cooperação e a competição passaram a ser investigadas como variáveis do contexto de prática capazes de afetar a percepção de relacionamento social. O presente trabalho realizou uma revisão da literatura acerca dos efeitos da cooperação e da competição na performance e aprendizagem de habilidades motoras, além de um estudo experimental, que objetivou verificar os efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem de uma habilidade motora realizada de forma online em adultos. Os participantes do experimento foram aleatoriamente designados para dois grupos e foram informados de que a tarefa consistia em acertar o maior número possível de alvos que surgissem na tela em cada tentativa. Após o pré teste e antes da fase de prática os participantes do grupo cooperação (COO) receberam instruções direcionadas para um contexto de prática cooperativa, enquanto os participantes do grupo competição (COMP) receberam instruções direcionadas para uma prática estruturada na competição. Testes de retenção e transferência foram realizados no dia seguinte, de modo a verificar a aprendizagem. Os resultados mostraram que o suporte ao relacionamento social, manipulado através de um contexto de prática estruturado na cooperação beneficia a aprendizagem motora de adultos em uma habilidade motora realizada de forma online, quando comparado a um contexto de prática estruturado na competição. Os achados obtidos através do presente estudo podem servir para melhor compreensão da temática, além de embasamento para o planejamento de intervenções práticas mais eficientes. Para futuros estudos, sugere-se testar o efeito de interações com outras variáveis, como por exemplo com o potencial de aumentar a percepção de competência, como o feedback positivo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14172
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV