Um estudo sobre a aquisição fonológica das consoantes palatais no português brasileiro
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o comportamento das
consoantes palatais na aquisição fonológica de crianças brasileiras. Estudos
diacrônicos apontam que as consoantes palatais do português foram
introduzidas no sistema a partir de processos ocorridos durante a evolução do
latim ao português, em decorrência do fenômeno da palatalização. Para
Neuschrank e Matzenauer (2012), em termos segmentais, as formas palatais
/ʎ, ɲ/ têm estrutura complexa por apresentarem em suas geometrias de traços
duas articulações: uma articulação primária consonantal identificada pelo traço
de ponto sob o nó PC, e uma articulação secundária identificada pelo traço de
ponto sob o nó PV. Considerando-se a complexidade dessas consoantes, esta
dissertação procura compreender os processos envolvidos para a aquisição dos
sons palatais na fala da criança. Para a composição do corpus da pesquisa foram
analisados dados da aquisição de fala de crianças brasileiras pelotenses e porto
alegrenses do AQUIFONO (PUCRS/UFPEL). Os objetivos específicos do estudo
são: (i) descrever e analisar dados de fala inicial com foco nas consoantes
palatais do PB; (ii) descrever e analisar as estratégias observadas na aquisição
de palatais do português por crianças brasileiras; (iii) discutir os dados de
aquisição à luz de resultados sobre as palatais na diacronia e na aquisição da
escrita. Os resultados mostram que a aquisição ocorre segundo a seguinte
ordem: /ɲ<ʃ<ʒ<ʎ/, corroborando achados de pesquisas anteriores sobre a
aquisição das palatais. Dentre as estratégias observadas, verificou-se o
predomínio de zeros fonéticos para o segmento /ɲ/ e a produção das
contrapartes alveolares, acima de 50%, para as demais palatais.