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Um estudo sobre a aquisição fonológica das consoantes palatais no português brasileiro

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Dissertação_Letícia Piske Soares.pdf (4.024Mb)
Data
2024-02-29
Autor
Soares, Letícia Piske
Metadata
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Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o comportamento das consoantes palatais na aquisição fonológica de crianças brasileiras. Estudos diacrônicos apontam que as consoantes palatais do português foram introduzidas no sistema a partir de processos ocorridos durante a evolução do latim ao português, em decorrência do fenômeno da palatalização. Para Neuschrank e Matzenauer (2012), em termos segmentais, as formas palatais /ʎ, ɲ/ têm estrutura complexa por apresentarem em suas geometrias de traços duas articulações: uma articulação primária consonantal identificada pelo traço de ponto sob o nó PC, e uma articulação secundária identificada pelo traço de ponto sob o nó PV. Considerando-se a complexidade dessas consoantes, esta dissertação procura compreender os processos envolvidos para a aquisição dos sons palatais na fala da criança. Para a composição do corpus da pesquisa foram analisados dados da aquisição de fala de crianças brasileiras pelotenses e porto alegrenses do AQUIFONO (PUCRS/UFPEL). Os objetivos específicos do estudo são: (i) descrever e analisar dados de fala inicial com foco nas consoantes palatais do PB; (ii) descrever e analisar as estratégias observadas na aquisição de palatais do português por crianças brasileiras; (iii) discutir os dados de aquisição à luz de resultados sobre as palatais na diacronia e na aquisição da escrita. Os resultados mostram que a aquisição ocorre segundo a seguinte ordem: /ɲ<ʃ<ʒ<ʎ/, corroborando achados de pesquisas anteriores sobre a aquisição das palatais. Dentre as estratégias observadas, verificou-se o predomínio de zeros fonéticos para o segmento /ɲ/ e a produção das contrapartes alveolares, acima de 50%, para as demais palatais.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14354
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [299]

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