• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Política sensível do cuidado de si na travessia dos afetos: por uma saúde inventiva

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese_lisandra Osório_Vol._1.pdf (7.112Mb)
Tese Lisandra Osório Vol._2.pdf (9.041Mb)
Tese Lisandra Osório Vol._3.pdf (6.229Mb)
Data
2023-12-17
Autor
Osorio, Lisandra Berni
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As cartografias da vida na universidade emergem da necessidade de um corpo que se põe a caminhar na latitude das vivências acadêmicas, na longitude daquilo que as potencializam, peregrinando na superfície epidérmica do adoecimento (psíquico) que vem aumentando de forma significativa nos últimos anos. Recrudescimento este, o qual é observado pela pesquisadora desde sua inserção como psicóloga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2010. Ela caminha atentamente pelos possíveis impactos que as políticas de expansão e as novas formas de ingresso no Ensino Superior tenham sobre os modos de existências, no chão dos relevos criados pelas diferenças advindas daí. Percorre alguns estudos sobre a saúde mental dos universitários, os quais delineiam os sintomas de ansiedade e depressão como preponderantes, favorecendo o baixo desempenho acadêmico e a exclusão dos seus corpos. Ao naufragarem num novo ambiente educacional, os estudantes veem-se muitas vezes desamparados e invisíveis naquilo que sentem, não bastando que se adaptem passivamente às normas institucionais, é preciso que eles sintam-se partícipes do processo de suas formações, ativamente. Dessa forma, a presente investigação articula o cuidado de si (foucaultiano) como prática de liberdade, que enseja uma estética da existência como uma obra de arte (nietzscheana), não para a bela forma, mas para formas belas de pensar e sentir em composição (spinozista), por meio daquilo que os agentes educacionais afetam e são afetados, e, em ato, podem conhecer e transformar a si mesmos e suas relações com o mundo. Ao problematizar a saúde como objeto politicamente relevante para pensar práticas clínicas na ambiência acadêmica, a pesquisadora percebe as im.permanências estudantis comparecendo nas salas de aulas, bem como as docências vendo-se compelidas a dirimir as dificuldades emocionais que por estas são mobilizadas. Por isso o objetivo desta Tese é: Cartografar linhas de sensibilidades e subjetivações da vida na universidade para extrair daí condições de possibilidades para pensar uma Clínica em composição com o Cuidado de Si na Travessia dos Afetos, com vistas a uma Saúde Inventiva. Na medida em que tal intenção de pesquisa convoca o acompanhar de processos, é adotado o procedimento cartográfico nas sendas deleuze-guattarianas. Logo, é erigido como desenho metodológico a trilogia trajetos-afetos-devir, na qual atuam a força dos encontros, tanto dos rastros deixados pelas escrileituras de alunos que participaram da Dissertação da autora (OSORIO, 2016), quanto dos ditos&escritos empreendidos, sobretudo, por meio de cartas que foram escritas pelos participantes desta Tese. Na intenção de investigar as forças e as fragilidades que influenciam aos estudantes a concluírem suas graduações, a pesquisadora desenvolve, presencialmente, um encontro com formandos (2022/1) bolsistas da PRAE, e, virtualmente, um Inventário sobre aspectos de suas condições de saúde. Como a vida acadêmica é feita de relações, a pesquisa inclui docentes, por meio de dois encontros presenciais, para, assim, traçar um plano comum com o campo problemático. As linhas de escrita deste trabalho fazem rizoma com as linhas de vulnerabilidades que exigem linhas de invenção de si em caleidoscópicas subjetivações estudantis, metamorfoses docentes e práticas de si. Em composições com filosofias, psicanálises e artes, as linhas também musicalizam experimentações que convocam um movimento bricoleur em ritornelos, numa tentativa de se distanciar de pensamentos normativos. Assim, a seguinte Tese é agenciada: A abertura de espaços coletivos na universidade, pode, por meio dos encontros, convocar seus agentes a uma saúde inventiva que caminhe em meio à obra de uma vida, na composição dos singulares modos de ser e estar, esculpindo no cuidado de si, o conhecimento: Afeto mais potente! Nessa direção, saúde, cuidado e conhecimento afetivo, acionam uma ética em um gesto micropolítico e fazem mapas com uma Clínica Möebius.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14434
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV