• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A experiência estética na formação de professores: a (sub)existência das sensibilidades na construção da docência

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tamara_Insauriaga_Bueno_Dissertacao.pdf (6.210Mb)
Data
2023-08-14
Autor
Bueno, Tamara Insaurriaga
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa discorre sobre a experiência estética ao longo da formação de educadores da primeira infância. Sua temática surge de uma reflexão do processo formativo da autora, que aponta para um contexto de endurecimento da formação docente, revelando uma necessidade em investigar experiências que colocam em pauta a sensibilidade das futuras professoras. Partimos da compreensão de que o questionamento, as diferenças e uma reflexão crítica, pressupostos sustentados pela Teoria Crítica, são necessários à para uma formação que tenha em seu horizonte uma docência compreensiva. Nesse sentido, o trabalho ancora-se principalmente nos estudos de autores como Habermas, Adorno e Hermann, recorrendo também a Benjamin, Honneth e outros. É definido como objetivo principal da pesquisa entender e ampliar o potencial da experiência estética na formação inicial, enfocando a construção de uma docência compreensiva. A problemática é expressa da seguinte forma: entender como e em quais espaços-tempos acontecem as experiências estéticas nos contextos de formação dos cursos de Pedagogia, enfocando os impactos na construção da docência. A perspectiva metodológica que sustenta o trabalho possui um caráter qualitativo-hermenêutico e, para além da dimensão estética, emprega-se uma perspectiva compreensiva da hermenêutica e da dialética. Delimitou-se como contexto e sujeitos de pesquisa iniciais três Instituições de Ensino Superior (IES) do Sul do Rio Grande de Sul, utilizou-se o PPP (Projeto Político Pedagógico) dos cursos de licenciatura em Pedagogia das três IES e um breve levantamento das informações disponibilizadas nos sites oficiais das instituições. Na pesquisa, desenvolve-se a hipótese de (sub)existência das sensibilidades na formação docente, a qual, em meio a uma formação enrijecida e com seus processos de formação humana colocados às margens da formação, reflete sobre os espaços-tempos em que a dimensão estética está/é presente. A pesquisa se propõe a pensar as constelações possíveis (ou visíveis) nas trajetórias de formação, indicando algumas imagens como organizações estéticas que sustentam ou podem sustentar possíveis caminhos para uma (re)visão da formação docente que se ancore em uma dimensão estética, crítica e compreensiva da docência.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14467
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [794]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV