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O patrimônio cultural edificado e sua preservação, novos usos para velhas formas: o caso da UFPel em Pelotas, RS

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Cristiane_Miritz_Dissertação.pdf (2.483Mb)
Data
2024-09-23
Autor
Miritz, Cristiane Dittgen
Metadata
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Resumo
A presente pesquisa versa sobre a preservação do patrimônio cultural e, em especial, o patrimônio industrial, em relação à valorização, a partir dos novos usos. Nesse sentido, aborda a problematização da reutilização, por parte de pessoas que precisam se adaptar à preexistência, do patrimônio edificado e da importância da preservação do que restou dessas edificações para se evitar o apagamento devido ao descompasso ao longo do tempo em relação à sua origem. De um lado, refere-se à importância de estudos sobre a preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural edificado que, apesar do seu importante significado material e social, muitas vezes é negligenciado devido à falta de compreensão acerca do seu valor e de incentivos à sua conservação. Por outro lado, observa-se a ocorrência de uma metamorfose ocorrida nesse espaço e que levou esse patrimônio edificado a se tornar uma universidade, por meio do uso do espaço como uma dimensão da experiência humana dos lugares. O objetivo principal da pesquisa refere-se às mudanças ocorridas no espaço ao longo do tempo, além de ampliar a reflexão e a discussão sobre o uso dos espaços ociosos da cidade ao verificar as transformações realizadas nos prédios para sua adaptação à função institucional. Para analisar esses processos contraditórios, utilizou-se a dialética a partir da percepção fenomenológica da realidade, caracterizada pela crítica relacional da análise do espaço e de seus elementos, partindo dos conceitos de Santos (1996) acerca dos elementos do espaço: forma, função, estrutura e processo, este trabalho estabelece uma relação com a dialética de Lefebvre (2013) para entender o espaço social dentro da tríade das dimensões do espaço concebido, percebido e vivido. Pela análise dialética das consequências dessas metamorfoses, verificaram-se as transformações sociais causadas pelas rupturas e permanências geradas pela reprodução dos espaços. Quanto ao método de investigação, foi adotado um estudo de caso, qualitativo, com embasamento teórico e documental. Como procedimento metodológico, realizaram-se entrevistas através do método walkthrough com a comunidade da UFPel, servidores docentes, técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados, discentes e o público externo, de cinco unidades da UFPel, para compreender de que maneira os novos usos se relacionam com esse patrimônio e, avaliar sua proteção, e se o seu uso como ambiente de ensino se adequa à finalidade, para entender a singularidade dos espaços a partir da subjetividade dos usuários. Os resultados encontrados sugerem soluções mais adequadas e inclusivas que atendam às necessidades e aos anseios dos habitantes. No entanto, os desafios ao patrimônio cultural edificado em relação a refuncionalização de áreas obsoletas deveria levar a uma revitalização da memória e da sua história, mesmo que esses lugares estejam sendo utilizados para novas funções em decorrência das necessidades que surgiram no transcorrer do tempo, ao considerar o espaço como uma dimensão da experiência humana dos lugares, que agora contam uma nova história. Portanto, é fundamental transmitir esse conhecimento às futuras gerações, evitando que se percam histórias significativas e o sentido para os cidadãos que compartilham do seu entorno.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14628
Collections
  • PPGMP: Dissertações e Teses [244]

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