• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino de química: um estudo de caso acerca das estratégias didáticas usadas com alunos deficientes visuais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
dissertacao_eduarda_vieira_souza.pdf (2.584Mb)
Data
2024-03-15
Autor
Souza, Eduarda Vieira de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O movimento de inclusão no âmbito educacional, em grande parte do sistema, apresenta fragilidades, que muito têm relação com a forma como se define e entende essa ação. Em suma, incluir pode ter relação com a oportunidade de acesso, mas, na prática, o ato de incluir alguém ganha significados mais abrangentes e está principalmente relacionado com a participação, o respeito, equidade e sobretudo em aceitar as diferenças. Sobre esta perspectiva, a proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) se constitui como uma abordagem, pautada nos estudos neurocientíficos, que embora não esteja única e exclusivamente associada ao movimento de inclusão, encontra-se como uma oportunidade potencializadora para este movimento. Isso pois, seu principal objetivo busca oferecer acesso e oportunidade de aprendizagem e de uma educação de qualidade para todas as pessoas, considerando a diversidade humana, seus ritmos e ações na ação de aprender. Frente a este cenário a presente pesquisa se propôs a identificar e avaliar as possibilidades e contribuições das estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química a partir do contexto de uma escola especializada para alunos deficientes visuais e o departamento de atendimento educacional especializado, sendo esta escola e o departamento o campo de coleta de dados. Considerando que em termos de práticas no processo de ensino a área da Química pode ser bastante excludente, levando em conta que utiliza em grande parte de recursos e modelos visuais. Portanto, buscou-se analisar essas práticas a partir do contexto de dois alunos, deficientes visuais, que frequentam a escola especializada como um apoio à escola comum, e, com base neles, relacionar as estratégias utilizadas e produzidos neste espaço, com a abordagem DUA, tentando atender suas necessidades educativas, mas também planejando meios que pudessem oportunizar sua participação em espaços heterogêneos. Portanto, a proposta do DUA não foi desenvolvida no espaço especializado (pois este não é seu intuito), mas sim relacionada com os materiais e estratégias planejadas nos apoios, de modo que pudessem também ser usadas no espaço comum. Como resultado principal deste estudo, percebeu-se que a forma como exercitamos nossos estímulos são fundamentais para o ritmo e as ações no processo de aprendizagem. Mas em um sentido mais específico em termos dos participantes, percebeu-se que ambos os alunos, embora fizessem parte de um mesmo perfil de alunos apoiados pelas políticas de Educação Especial, tinham estilos e ritmos diferentes no processo de aprendizagem, mas também evidenciavam tendências em termos de estratégias sensoriais. Para além disso, constatou-se a importância do ensino colaborativo, entre escola comum e a escola especializada, tanto no que se refere ao desenvolvimento escolar desses sujeitos, quanto ao que se refere às questões sociais e, especialmente, de inclusão.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14660
Collections
  • PPGQ: Dissertações e Teses [242]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV