A (Trans)formação do conhecimento didático do conteúdo químico de uma professora/pesquisadora no itinerário formativo ciclo de vida dos materiais
Resumo
Nesta pesquisa buscamos explorar a (trans)formação do Conhecimento Didático do Conteúdo Químico (CDC) de uma professora, ao planejar, desenvolver e analisar aulas voltadas ao Novo Ensino Médio, no itinerário formativo Ciclo de Vida dos Materiais. A pesquisa surge a partir de discussões que envolvem as características da profissão docente, formação de um professor e as mudanças que ocorrem nos cenários de estudo, bem como ao considerar a relevância de reflexão e pesquisa sobre a profissão docente, na busca por novas possibilidades de metodologias, temas e, principalmente, ao melhor conhecer e atuar no contexto da escola. Nesse sentido, partimos da compreensão de que cada professor apresenta conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química e, para isso, utilizamos do referencial do CDC, que nos permite análises sobre a ação do professor. A presente pesquisa foi realizada mediante a análise de uma sequência didática desenvolvida no itinerário formativo de Ciclo de vida dos materiais, sobre a prática docente da professora/pesquisadora, autora dessa dissertação. A pesquisa envolveu a análise de dados empíricos: planos de aula, diário de campo, gravação e transcrição das aulas, a partir da Análise textual discursiva, que permitiu discutir sobre uma categoria a priori, que versa sobre os componentes do CDC (Disciplinar, Contexto, Metadisciplinar e Psicopedagógico), e duas categorias emergentes que discutem as questões socioambientais e as relações professora-estudantes. Os resultados permitem indicar evidências sobre a possibilidade de observar a contribuição e a (trans)formação dos componentes do CDC, bem como a constante articulação, o desenvolvimento e o aprimoramento do CDC Químico. Isso ocorre quando a professora/pesquisadora avalia a sua práxis no contexto do itinerário analisado, o que reporta para a importância de conhecer e refletir sobre os componentes do CDC, as questões socioambientais e a relação entre professor e estudantes, da afetividade, em processo reflexão crítica e amparada em bases teóricas, os quais ajudam a qualificar concepções e ações envolvidas na formação profissional, como professora/pesquisadora de Química.