• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A (Trans)formação do conhecimento didático do conteúdo químico de uma professora/pesquisadora no itinerário formativo ciclo de vida dos materiais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
dissertacao_tavane_silva_rodrigues.pdf (849.7Kb)
Data
2024-02-29
Autor
Rodrigues, Tavane da Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nesta pesquisa buscamos explorar a (trans)formação do Conhecimento Didático do Conteúdo Químico (CDC) de uma professora, ao planejar, desenvolver e analisar aulas voltadas ao Novo Ensino Médio, no itinerário formativo Ciclo de Vida dos Materiais. A pesquisa surge a partir de discussões que envolvem as características da profissão docente, formação de um professor e as mudanças que ocorrem nos cenários de estudo, bem como ao considerar a relevância de reflexão e pesquisa sobre a profissão docente, na busca por novas possibilidades de metodologias, temas e, principalmente, ao melhor conhecer e atuar no contexto da escola. Nesse sentido, partimos da compreensão de que cada professor apresenta conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química e, para isso, utilizamos do referencial do CDC, que nos permite análises sobre a ação do professor. A presente pesquisa foi realizada mediante a análise de uma sequência didática desenvolvida no itinerário formativo de Ciclo de vida dos materiais, sobre a prática docente da professora/pesquisadora, autora dessa dissertação. A pesquisa envolveu a análise de dados empíricos: planos de aula, diário de campo, gravação e transcrição das aulas, a partir da Análise textual discursiva, que permitiu discutir sobre uma categoria a priori, que versa sobre os componentes do CDC (Disciplinar, Contexto, Metadisciplinar e Psicopedagógico), e duas categorias emergentes que discutem as questões socioambientais e as relações professora-estudantes. Os resultados permitem indicar evidências sobre a possibilidade de observar a contribuição e a (trans)formação dos componentes do CDC, bem como a constante articulação, o desenvolvimento e o aprimoramento do CDC Químico. Isso ocorre quando a professora/pesquisadora avalia a sua práxis no contexto do itinerário analisado, o que reporta para a importância de conhecer e refletir sobre os componentes do CDC, as questões socioambientais e a relação entre professor e estudantes, da afetividade, em processo reflexão crítica e amparada em bases teóricas, os quais ajudam a qualificar concepções e ações envolvidas na formação profissional, como professora/pesquisadora de Química.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14666
Collections
  • PPGQ: Dissertações e Teses [243]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV