Uma análise dos conceitos da química nos documentos curriculares oficiais
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar o que há de conhecimentos químicos nos documentos curriculares oficiais. O delineamento metodológico deste estudo está dividido em duas etapas: na primeira, foi desenvolvido um estudo teórico sobre os documentos curriculares oficiais (BNCC, RCGEM e Matrizes de Referência) com vistas à compreensão desses documentos, sua ação na política educacional e sobre o currículo e, ainda, foi desenvolvida a constituição do referencial de análise da pesquisa, centrado no campo da Didática da Química. A segunda etapa da pesquisa foi desenvolvida com base em um estudo empírico, qualitativo e pautado em estratégias de entrevistas com duas docentes que atuaram no desenvolvimento do RCGEM na área de Química. Das entrevistas emergiram elementos analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os capítulos iniciais deste trabalho irão apresentar as Teorias do Currículo e suas trajetórias, um breve histórico sobre os documentos curriculares oficiais, a apresentação geral dos documentos curriculares oficiais analisados nesta pesquisa e as classificações dos conceitos químicos, a partir das categorizações criadas por Taber (2019). Na sequência, serão apresentados os conceitos químicos presentes nos documentos curriculares oficiais. Por fim, serão descritas as unidades obtidas com base nas análises das entrevistas realizadas com as redatoras do RCGEM. Neste sentido, evidenciamos, a partir da análise realizada na BNCC, que nenhuma das habilidades destaca de modo claro e objetivo a relação direta entre os conceitos apresentados e a Química. Logo, ao analisar o RCGEM e as MR observamos o surgimento de alguns conceitos químicos que não foram identificados na BNCC, o que nos motivou a entrevistar as duas redatoras responsáveis pela seção da Química no RCGEM, com vistas a maiores esclarecimentos sobre a forma como a BNCC foi interpretada por elas, quando sugeriram esses conceitos adicionais à generalidade da BNCC. Deste modo, compreendemos após a realização da entrevista que os conceitos sugeridos no RCGEM se tratam de uma tentativa de direcionamento para os professores da escola básica que utilizarão o documento para o planejamento de suas aulas. Como pudemos observar no decorrer das entrevistas, as redatoras apontam a necessidade de um olhar aprofundado voltado às habilidades, buscando fazer com que os conteúdos levem ao seu desenvolvimento. Ainda mencionam que alguns professores podem realizar este processo, assim como outros, não. Sendo assim, consideramos que as próprias autoras percebem as falhas que o documento possui, principalmente, pela forma como ele se apresenta. Da questão da pesquisa, pode-se evidenciar que poucos conhecimentos químicos, expressos por meio de seus conceitos, estão presentes nesses documentos curriculares, o que reforça a característica de esvaziamento das bases e fundamentos de uma área importante ao mundo contemporâneo.