Conhecimento Matemático para o Ensino de equações na Licenciatura em Matemática da UFPel
Resumo
Esta pesquisa aborda o Conhecimento Matemático para o Ensino de equações polinomiais pre sente nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas
(UFPel) de acordo com a teoria do Conhecimento Matemático para o Ensino de Ball, Thames
e Phelps (2008). O objetivo desta pesquisa foi identificar como o Conhecimento Matemático
para o Ensino de equações polinomiais é abordado nos cursos presenciais de Licenciatura em
Matemática da UFPel. Para atingir esse objetivo, foram feitas: a análise da Base Nacional Co mum Curricular (BNCC) e dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) desses cursos e a aplica ção de questionários aos professores que ministram disciplinas relacionadas com esse conteúdo.
Para o tratamento dos dados foi escolhida a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin
(2020), construindo uma categorização em Conhecimento Didático do Conteúdo e Conheci mento dos Temas, emergentes da teoria de Ball, Thames e Phelps (2008). Analisando a BNCC,
foi identificado que as Habilidades (EF06MA14), (EF07MA13), (EF07MA18), (EF08MA06),
(EF08MA09) e (EF09MA09) possuem relação direta com equações polinomiais. No PPC, as
caracterizações de disciplina que contemplam o trabalho com equações polinomiais e seu en sino são as componentes curriculares Estruturas Lógico-Dedutivas (ELD), Aritmética, Álge bra A, Álgebra B e Laboratório de Educação Matemática III (LEM III). Observando em cada
Habilidade da BNCC o que está relacionado às categorias do Conhecimento Didático do Con teúdo e do Conhecimento dos Temas, foi identificado que as disciplinas do PPC que estão em
consonância com essas Habilidades foram: LEM III, ELD e Aritmética com as Habilidades
(EF06MA14) e (EF07MA13); e LEM III, ELD, Aritmética, Álgebra A e Álgebra B com as
Habilidades (EF07MA18), (EF08MA06), (EF08MA09) e (EF09MA09). Analisando a relação
entre os documentos, foi observado que o Conhecimento Matemático para o Ensino de equações
polinomiais está presente nas caracterizações de disciplina do PPC que fundamentam o trabalho
com as Habilidades observadas. A seleção dos professores para os questionários foi feita entre
o corpo docente que ministrou as disciplinas observadas do PPC entre 2020 e 2023, totalizando
11 respondentes - quatro do Departamento de Educação Matemática (DEMAT) e sete do Depar tamento de Matemática e Estatística (DME). Analisando os questionários, foi possível concluir
que os respondentes abordam o Conhecimento Matemático para o Ensino de equaçõesde forma
integral em sua prática docente. Realizando o cruzamento das análises da BNCC, do PPC e dos
questionários, foi possível concluir que, sobre equações polinomiais, o Conhecimento dos Te mas e o Conhecimento Didático do Conteúdo são abordados de forma integral na Licenciatura
em Matemática da UFPel.