• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Luciane Flores Brum.pdf (2.984Mb)
Data
2024-02-29
Autor
Soares, Luciane Brum
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa tem o propósito de analisar os ditos dos professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental acerca do planejamento e do plano de aula. Questiona-se: Quais os entendimentos dos professores que ensinam Matemática sobre o planejamento? Como os professores consideram o plano de aula? Pesquisa de abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados por um questionário on-line, respondido por nove professores que atuam na rede municipal de Dom Pedrito/RS. Alguns referenciais considerados: Haydt (2011), Fabris, Oliveira e Lima (2020), Moretto (2014), Ponte, Quaresma e Mata-Pereira (2015), Menegola e Sant’Anna (2000). Os dados foram organizados em categorias e subcategorias: “Entendimentos do planejamento: Planejamento como caminho/organizador/norteador; Planejamento para identificar as dificuldades, as especificidades dos alunos e da turma; Planejamento para avaliação e aprendizagem” e “Considerações do plano de aula: Organização, adequação e etapas; Ações imprescindíveis; Estrutura e elementos do plano de aula”. As análises mostram que os professores encontram no planejamento uma direção, uma orientação para o desenvolvimento das suas aulas, indicando que é por meio desse planejamento que são atendidas as necessidades e dificuldades dos alunos, bem como a avaliação desse processo. No plano de aula, os professores consideram a sequência de alguns passos, como também algumas ações imprescindíveis na sua execução, independentemente do modelo adotado. Os ditos dos professores possibilitam concluir que reconhecem a importância do planejamento e do plano de aula para as ações de ensino, na perspectiva das aprendizagens matemáticas dos alunos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14914
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV