Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula
Resumo
Esta pesquisa tem o propósito de analisar os ditos dos professores que ensinam
Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental acerca do planejamento e do
plano de aula. Questiona-se: Quais os entendimentos dos professores que ensinam
Matemática sobre o planejamento? Como os professores consideram o plano de aula?
Pesquisa de abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados por um
questionário on-line, respondido por nove professores que atuam na rede municipal
de Dom Pedrito/RS. Alguns referenciais considerados: Haydt (2011), Fabris, Oliveira
e Lima (2020), Moretto (2014), Ponte, Quaresma e Mata-Pereira (2015), Menegola e
Sant’Anna (2000). Os dados foram organizados em categorias e subcategorias:
“Entendimentos do planejamento: Planejamento como
caminho/organizador/norteador; Planejamento para identificar as dificuldades, as
especificidades dos alunos e da turma; Planejamento para avaliação e aprendizagem”
e “Considerações do plano de aula: Organização, adequação e etapas; Ações
imprescindíveis; Estrutura e elementos do plano de aula”. As análises mostram que
os professores encontram no planejamento uma direção, uma orientação para o
desenvolvimento das suas aulas, indicando que é por meio desse planejamento que
são atendidas as necessidades e dificuldades dos alunos, bem como a avaliação
desse processo. No plano de aula, os professores consideram a sequência de alguns
passos, como também algumas ações imprescindíveis na sua execução,
independentemente do modelo adotado. Os ditos dos professores possibilitam
concluir que reconhecem a importância do planejamento e do plano de aula para as
ações de ensino, na perspectiva das aprendizagens matemáticas dos alunos.