• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt
  • PPGAnt: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt
  • PPGAnt: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As diferentes relações do fronteiriço das cidades conurbadas de Santana do Livramento e Rivera com os espaços públicos de lazer

Thumbnail
Visualizar/Abrir
As diferentes relações do fronteiriço das cidades conurbadas de Santana do Livramento e Rivera com os espaços públicos de lazer (5.237Mb)
Data
2023-08-31
Autor
Motta, Sandra Edelmira Rosa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação propõe uma reflexão sobre a forma como os habitantes de Santana do Livramento e Rivera se relacionam e se apropriam dos espaços públicos de convivência e lazer destas cidades conurbadas. Apresento o cotidiano da fronteira seca de Santana do Livramento (Brasil) e de Rivera (Uruguai), a partir da autoetnografia e experiência da pesquisadora, somadas à observação do comportamento dos moradores fronteiriços e como vivem esta fronteira, através da pesquisa etnográfica. Para o trabalho de campo, foram escolhidas praças do lado brasileiro e praças do lado uruguaio, além da Praça Internacional, representativa e simbólica por pertencer aos dois países. Por meio da técnica da observação participante e de entrevistas abertas com moradores da fronteira, visitantes e frequentadores das praças constatou-se que houve uma transformação na função desses espaços ao longo dos anos. Alguns permaneceram como locais de encontro e lazer. Outros foram ocupadas pelo comércio informal transformando e impactando a dinâmica urbana. Como resultado da comparação entre as praças, verificou-se que a população fronteiriça se apropria mais das praças riverenses porque elas desempenham um papel central como locais de encontro, trabalho informal, lazer, comércio e eventos culturais. A maneira como são gerenciadas e investidas pelos gestores locais influencia significativamente sua eficácia em atender às necessidades da comunidade, fortalecendo os laços sociais e melhorando a qualidade de vida dos moradores. As praças santanenses, embora não apresentem grandes atrativos e uma estrutura adequada, continuam sendo importantes para os fronteiriços devido ao papel que desempenham em suas memórias de infância e no imaginário dos habitantes da fronteira. Esses espaços se tornam verdadeiras fronteiras fluidas, onde culturas se entrelaçam e se enriquecem mutuamente, criando um ambiente que transcende barreiras geográficas e políticas. Viver nesta região fronteiriça implica em interações únicas e complexas devido à proximidade de diferentes culturas, idiomas, leis e sistemas políticos. Os fronteiriços desenvolvem identidades híbridas, influenciadas pelas duas culturas e nações adjacentes. Essa construção da vida de fronteira resulta em formas de multiculturalismo e intercâmbio cultural intensos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15118
Collections
  • PPGAnt: Dissertações e Teses [164]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV