• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Ari Blaz Falcão Ardais.pdf (5.891Mb)
Data
2024-11-29
Autor
Ardais, Ari Blaz Falcão
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação investigou o problema “Como a produção colaborativa de vídeos pelos estudantes pode contribuir para a compreensão e o aprendizado da função quadrática na Educação Básica?”. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, envolvendo 10 estudantes organizados em grupos. O objetivo principal foi investigar como a produção colaborativa de vídeos, sobre o conteúdo de função quadrática, pelos alunos do 9º ano pode auxiliar na construção do conhecimento matemático. O referencial teórico utilizado na pesquisa foi a aprendizagem colaborativa, associado ao ensino da função quadrática e a produção de vídeos digitais por estudante Adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, com metodologia de intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi pautado nos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas com os sujeitos de pesquisa, encontros sobre os aspectos da produção de vídeos (roteiro, filmagem, edição e produto final), análise das produções autorais, registros dos diários de bordo, pesquisa sobre o conteúdo, resolução de exercícios e entrevista final. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), organizada em três categorias: Uso de Vídeos e Tecnologia, Produção de Vídeos e Performance do Estudante. Os resultados apontaram que a produção colaborativa de vídeos favoreceu a representação e a interpretação de conceitos matemáticos pelos estudantes. Além disso, demonstrou que a colaboração promoveu habilidades como comunicação, organização e resolução de problemas em conjunto. Os vídeos produzidos refletem tanto no aprendizado quanto dificuldades específicas, como na interpretação de gráficos e aplicação de soluções da função quadrática. Conclui-se que a produção de vídeos é uma ferramenta pedagógica eficaz para conectar conceitos matemáticos ao cotidiano, promovendo uma aprendizagem significativa e reflexiva. Esta pesquisa contribui para o campo da Educação Matemática ao propor uma metodologia inovadora que integra tecnologia, criatividade e colaboração, com potencial para inspirar novas práticas e investigações.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15529
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV