• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os saberes das mulheres mais velhas do Quilombo Coxilha Negra (São Lourenço do Sul/RS) e suas contribuições na formação para a docência no ensino superior das mais novas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Adriana_Ferreira_Dissertação.pdf (2.408Mb)
Data
2024-09-27
Autor
Ferreira, Adriana da Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esse trabalho foi desenvolvido junto à Comunidade Quilombola Coxilha Negra, São Lourenço do Sul/RS, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro mulheres, as mais velhas, desta comunidade. O objetivo foi averiguar quais saberes impactaram na formação para a docência no ensino superior das mais novas. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso que dialogou com pesquisadoras quilombolas mulheres (Ferreira, Ribeiro Santana, Nogueira Soares, Sant’Anna), que contribuíram na construção dos caminhos metodológicos durante a atividade de campo. Da inserção em campo, foram definidas algumas categorias primordiais para a compreensão dos processos de educação formal e não forma das mesmas a partir da infância, trabalho, hibridismo religioso, escolarização e as festividades que permeiam estes cotidianos. Como conclusão, compreende-se que percepção das mais velhas sobre as mais novas, indiretamente, é de que o estudar, trabalhar fora, causa uma fragilização do estar junto. A vida, contudo, sempre foi de idas e vindas na tentativa de trabalho; as mais novas seguem este percurso, porém, “com estudo”. As jovens, não se encontram trabalhando na escola, mas elas sabem, que a escola não pode ser o “lugar da dor da cor”.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15928
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV