Os saberes das mulheres mais velhas do Quilombo Coxilha Negra (São Lourenço do Sul/RS) e suas contribuições na formação para a docência no ensino superior das mais novas
Resumo
Esse trabalho foi desenvolvido junto à Comunidade Quilombola Coxilha Negra, São Lourenço do Sul/RS, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro mulheres, as mais velhas, desta comunidade. O objetivo foi averiguar quais saberes impactaram na formação para a docência no ensino superior das mais novas. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso que dialogou com pesquisadoras quilombolas mulheres (Ferreira, Ribeiro Santana, Nogueira Soares, Sant’Anna), que contribuíram na construção dos caminhos metodológicos durante a atividade de campo. Da inserção em campo, foram definidas algumas categorias primordiais para a compreensão dos processos de educação formal e não forma das mesmas a partir da infância, trabalho, hibridismo religioso, escolarização e as festividades que permeiam estes cotidianos. Como conclusão, compreende-se que percepção das mais velhas sobre as mais novas, indiretamente, é de que o estudar, trabalhar fora, causa uma fragilização do estar junto. A vida, contudo, sempre foi de idas e vindas na tentativa de trabalho; as mais novas seguem este percurso, porém, “com estudo”. As jovens, não se encontram trabalhando na escola, mas elas sabem, que a escola não pode ser o “lugar da dor da cor”.