Docência negra na educação infantil: consciência política, fazer pedagógico e práxis
Resumo
As professoras negras, no espaço da Educação Infantil, podem se configurar potentes para uma educação antirracista, que comece com as crianças em tenra idade e avance para a vida adulta. A partir de suas experiências familiares, políticas e acadêmicas, criam repertório para esse fazer, pois dentro da sala de aula revivem situações preconceituosas e excludentes ainda nos dias de hoje. De forma a compor o referencial teórico do presente estudo, realizaram-se discussões acerca das relações raciais no Brasil, estruturadas a partir de ideologias hegemônicas, os aspectos legais da Educação Infantil e as conquistas em termo de políticas públicas de promoção da igualdade racial. Outrossim, buscou-se ainda salientar a importância da docência negra e suas configurações, devido às diversas representações sobre a mulher negra construídas historicamente e a desalienação/conscientização efetivada por meio de uma educação que se pretende transgressora. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de um estudo de caso, que consiste em aprofundar um ou poucos objetos que permitam seu amplo e detalhado conhecimento a partir de três grandes etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados e interpretação. Foi possível, em tal processo, compreender a construção da consciência política na vida das professoras negras entrevistadas. Essas que passam por um processo de desalienação a partir das experiências, tanto negativas como positivas, o que configura repertório para o fazer pedagógico, que tem como compromisso a Educação das Relações Étnico-Raciais. Dessa maneira, a práxis é exercida, sobretudo, consoante o empreendimento reflexivo, seguida da ação em prol da luta antirracista.