Desdobramentos da gestão de assistência estudantil para o Proeja no Instituto Federal Farroupilha : gerencialismo, políticas e práticas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral investigar como a organização da gestão da assistência estudantil do IFFAR vem se desdobrando para atender às demandas dos estudantes do PROEJA na conjuntura atual, considerando aspectos de acesso, permanência e sucesso escolares dos estudantes, e a queda nos investimentos na modalidade com as modificações gerencialistas impostas pelo contexto político neoliberal atual. Relacionando estas políticas públicas proporcionadas pelo PNAES, que por sua vez tem total apropriação no contexto estudantil voltado aos benefícios estudantis, apresentando as políticas desenvolvidas pelo programa e também contextualizar o cenário político que se encontram e suas aplicações no contexto de três campi do Instituto Federal Farroupilha. Ainda, é apresentado como o gerencialismo efetivamente se apropria dentro do desenvolvimento das instituições de ensino públicas proporcionando um belo nicho de trabalho e renda para grandes empresas do setor privado. Analisam-se as questões de gerencialismo, trazendo para o contexto de escola pública, exemplificando suas ações e desenvolvimento relacionado ao contexto escolar. Por fim faz-se uma breve contextualização do PROEJA no Brasil e no Instituto Federal Farroupilha esclarecendo em relação a sua criação, aplicação e desenvolvimento.