A (re)significação da formação inicial em Dança por professores(as)-acadêmicos(as): que movimento é esse?

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Data
2021-08-31Autor
San Martins, Rebeca Pereira
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O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas e teve como objetivo analisar os sentidos atribuídos pelos acadêmicos do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para sua formação inicial. O campo teórico fundamentou-se principalmente em: Nóvoa (1991, 2007); Strazzacappa (2001); Marques (2011,2014); Tardif (2002); e, Pimenta (2002). O processo metodológico baseou-se na pesquisa qualitativa, tendo como principal fonte de coleta de dados rodas narrativas em grupo, escrita narrativa e entrevistas individuais com dois acadêmicos do Curso de Dança Licenciatura UFPel que já atuavam como professores antes do ingresso no referido curso. Os momentos que demarcaram os encontros foram regados por provocações que instigaram a reflexão e a autorreflexão, tanto dos sujeitos da pesquisa, como da própria pesquisadora. Diante dos caminhos e transformações mapeados na trajetória dos colaboradores da pesquisa, foram identificados três eixos principais: Antes do Curso de Dança Licenciatura; Saberes que envolvem a prática docente; Importância e Transformações no contexto da formação inicial. Identificou-se que os saberes dos acadêmicos, que já atuavam como professores antes de ingressarem na graduação em Dança-Licenciatura, foram sendo ressignificados e ampliados conforme as experiências vividas. A escolha por qualificarem-se em um curso superior trouxe contribuições relevantes para formação dos professores-acadêmicos, seja em relação à compreensão do ensino da Dança, como também novas metodologias que contribuem no processo do fazer docente. Este trabalho propiciou um olhar para trajetória dos professores e também, a revisitação na minha caminhada enquanto professora-artista-pesquisadora