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Projetar é projetarcom: o processo de projeto como construção coletiva

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Tanara_Britto_Dissertação (5.462Mb)
Data
2020-12-01
Autor
Britto, Tanara Fernandes de
Metadata
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Resumo
As múltiplas realidades em constante transformação do mundo contemporâneo complexificam o processo de projeto em arquitetura-urbanismo. Em consonância com os fundamentos dos estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e da Teoria Ator-Rede (TAR), esta pesquisa parte do entendimento do projeto de arquitetura como um artefato sociotécnico que performa uma construção coletiva cujas redes híbridas articulam e associam atores humanos e não-humanos. A partir do entendimento de que pesquisar produz e intervém em mundos e possibilita delinear e modificar fronteiras, esta pesquisa objetiva mapear os efeitos do ProjetarCOM o outro na formulação de princípios e procedimentos para o projeto de arquitetura-urbanismo. Buscando respostas para a pergunta "quais as possíveis contribuições do PesquisarCOM para o processo de projeto de arquitetura-urbanismo?" as estratégias metodológicas empregadas buscam explorar os modos para descrever a complexidade difusa das dinâmicas do processo de projeto entendido como um coletivo de atores humanos e não-humanos, divididos em três movimentos – mapear as associações que se produzem no processo projetual; seguir os atores e registrar seus relatos; percorrer um caminho de incertezas na dinâmica do processo projetual. Para explorar a transposição dos efeitos de pesquisarCOM para o projetarCOM, a pesquisa recorre à Cartografia das Controvérsias, desdobramento prático da TAR, a partir de reflexões sobre um processo projetual de arquitetura-urbanismo do Campus Integrado da Educação Básica Serra Grande. A dissertação reúne e apresenta uma pesquisa em movimento, e que até o momento, busca colaborar para o entendimento de que as tentativas de simplificação do processo projetual ao rigor de uma atividade técnica se afastam da indeterminação e perversidade inerentes de seus problemas, bem como da complexidade e não-linearidade das redes que o sustentam.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16541
Collections
  • PROGRAU: Dissertações e Teses [244]

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