A efetivação do terceiro espaço de formação nos estágios do curso de Licenciatura em Educação Física

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Data
2022-12-12Autor
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Metadata
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A presente tese discute a formação de professores/as com objetivo de analisar as
interlocuções entre universidade e escola no curso diurno de Licenciatura em
Educação Física a partir do conceito de terceiro espaço de formação. De natureza
qualitativa, contou com a participação de 29 pessoas, e foi estruturada em duas
etapas. Na primeira etapa de investigação, via técnicade Bola de Neve, participaram
nove pessoas, sendo três supervisoras do espaço universidade, três supervisores/as
do espaço escola e três estagiários, investigados por meio de entrevista
semiestruturada via videoconferência. Os roteiros das entrevistas individuais
versavam sobre experiências no estágio, relações entre o espaço escola e
universidade, o conceito de terceiro espaço de formação e averiguações sobre ser
aplicado nos segmentos de estágios vividos. Na segunda etapa participaram 20
formandos/as do curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo de
forma online ao questionário em forma de um formulário virtual, com questões
abertas e fechadas sobre as percepções referente ao processo formativo ao longo
do curso de Licenciatura, com foco nos Estágios Curricular Supervisionado (ECS).
Como instrumento auxiliar do processo de investigação, utilizou-se o diário de
campo para os registros de anseios, dúvidas, todas as reflexões e percepções
referentes ao procedimento de investigação. Para organização do corpus, foi
utilizado o software Nvivo, e a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), a qual
ocorreu em três fases distintas: a) análise das entrevistas com as supervisoras da
universidade; b) análise das respostas dos questionários dos/as formandos/as; c)
análise das nove entrevistas realizadas com as supervisoras de ECS da
universidade, com os/as supervisores/as de ECS da escola e com estagiários. O
processo resultou na escrita de três artigos, os quais auxiliaram a responder à
questão de pesquisa: em que medida e de que forma ocorrem as interlocuções entre
universidade e escola nos ECS no curso de Licenciatura em Educação Física da
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)? O primeiro artigo, oriundo da entrevista
de três supervisoras da universidade, teve como objetivo sinalizar elementos do
terceiro espaço de formação perceptíveis no ECS no curso investigado, os
resultados versam sobre as formas em que se dão as interlocuções existentes entre
universidade e escola, enfatizando que aproximações da teoria e prática no ECS
demandam mais discussões e construções sobre a práxis. Se evidenciou também, a
necessidade de um currículo capaz de traçar uma mudança da concepção
dicotômica entre os espaços: escola e universidade, para efetivação do terceiro
espaço de formação apresentado e viabilizado com ações planejadas e propósitos
articulados do início ao fim do ECS, sendo sugerido a manutenção de mecanismos
de comunicação utilizados na pandemia. O segundo artigo elaborado a partir do
questionário respondido pelos/as 20 formandos/as, teve como objetivo identificar a
percepção dos/as formandos/as sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial
e preparação para a docência, apresentando como principais resultados a
importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma
oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com
os/as docentes da universidade quanto da escola, enfatizando o ECS como um
potencial terceiro espaço de formação. E por fim o último artigo, aprofunda-se a
analisar o corpus composto pelas nove entrevistas contemplando os estagiários e
os/as supervisores/as do espaço escola e universidade, tendo como objetivo
analisar a efetivação do terceiro espaço de formação, a partir do ECS, entre os
principais resultados estão que a formação inicial estruturada equalificada por dentro
da profissão é um dos requisitos para a efetivação do terceiro espaço de formação
no ECS, somado ao estabelecimento continuado e organizado das relações de
diálogo entre as partes aproximando escola e universidade em um espaço comum a
ambas, assim como destaca a importância de que as instituições formadoras escola
e universidade possam definir e divulgar os papéis da supervisão, estabelecendo um
cronograma viável para que os/as professores/as da universidade estejam
conjuntamente alinhados/as a execução do ECS na escola. Ao analisar as
interlocuções entre universidade e escola a tese revela a existência de mecanismos
que concretizam a presença do terceiro espaço de formação no ECS, mas indica
que para uma efetivação desse nos ECS uma reestruturação da IES se faz
necessária, vindo a garantir condições de trabalho que promovam a formação por
dentro da profissão, espaços estruturados e contínuos de diálogo entre as partes
envolvidas e a nítida definição a respeito dos papéis a serem desempenhado
principalmente pelos/as supervisores/as da universidade e da escola. Como
considerações intermediárias se faz necessário uma reestruturação do ECS na IES
investigada visando a incorporação, manutenção e o fortalecimento do terceiro
espaço de formação em suas matrizes curriculares.