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Exercícios respiratórios, cardiorrespiratórios e de força, e atividades esportivas cooperativas nas aulas de Educação Física: efeitos nos sintomas depressivos de estudantes do ensino médio

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Tese_GICELE DE OLIVEIRA KARINI DA CUNHA.pdf (12.74Mb)
Data
2024-07-09
Autor
Cunha, Gicele de Oliveira Karini da
Metadata
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Resumo
Os transtornos depressivos compõem o principal problema de saúde mental. Em jovens, a depressão apresenta-se como uma doença altamente incapacitante, afetando as relações sociais e familiares, ocasionando redução do rendimento escolar, aumento do envolvimento em comportamentos de risco, maior utilização dos sistemas de saúde e, em sua forma agravada, maiores riscos de automutilação e suicídio. Nesse contexto, a prática de atividades físicas vem sendo amplamente estudada como uma forma alternativa de tratamento dos sintomas depressivos, apresentando-se muitas vezes eficaz. Sendo a escola um ambiente de amplo acesso aos jovens e a disciplina de Educação Física (EF) uma excelente ferramenta para a implementação dessas intervenções, além da escassez literária de estudos de base escolar que abordem essa temática em adolescentes, este estudo apresentou como objetivo geral verificar o efeito da inserção de exercícios respiratórios diafragmáticos, exercícios cardiorrespiratórios e de força e atividades esportivas cooperativas durante as aulas de EF, nos escores de sintomas depressivos (SD) de adolescentes do ensino médio. Secundariamente, verificou se um maior volume de aulas de EF semanais poderiam trazer benefícios adicionais aos SD dos estudantes. Trata se de um ensaio clínico randomizado, realizado com adolescentes entre 14 e 20 anos, alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (Campi Bagé e Pelotas). A intervenção ocorreu por 12 semanas, sendo aplicada duas vezes por semana no Campus Bagé e três vezes por semana no Campus Pelotas. Todas as turmas que possuíam a disciplina de Educação Física em seu currículo foram elegíveis ao estudo. Um total de 16 turmas compuseram a amostra, sendo as mesmas listadas e randomizadas em três diferentes grupos de intervenção (1- exercícios respiratórios diafragmáticos, 2- exercícios cardiorrespiratórios e de força, 3- atividades esportivas cooperativas) e grupo comparador. Os dados da linha de base foram compostos pela avaliação dos sintomas depressivos (desfecho primário) e desfechos secundários do estudo (indicadores de sono, prática habitual de atividade física, autoconceito, qualidade de vida, falhas cognitivas, aptidão física autorrelatada, tempo de tela). Nas análises principais, não houve diferença estatística significativa nos escores de SD dos estudantes dos grupos intervenção (1,2 e 3) e grupo comparador, quando comparados os momentos pré e pós intervenção (p>0,05). Quando comparados os diferentes volumes semanais de aulas de EF, não foram encontradas diferenças estatísticas significativas nos escores de SD dos estudantes. Porém, quando analisados os SD por grau de severidade, todas as intervenções reduziram os SD de adolescentes que possuíam escores agravados, incluindo o grupo comparador, que realizou aulas tradicionais de EF, com significância limítrofe (p=0,069), demonstrando que os exercícios físicos podem ser mais eficazes para aqueles adolescentes que possuem maiores escores de SD.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16982
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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