Ferramentas digitais em contexto escolar: produzindo histórias em quadrinhos em Língua Inglesa
Abstract
As práticas sociais estão em um processo de inovação, o que requer a busca por aprimoramento do trabalho pedagógico. A fim de contribuir com os professores de Língua Estrangeira, esta tese, com base na perspectiva da teoria fundamentada em dados (TFD), tem como analisar a influência dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em ambiente digital, durante a produção de HQ. Este estudo especificamente se propõe a: 1) identificar indícios de desenvolvimento da autonomia do aprendiz; 2) avaliar o nível de satisfação dos alunos com relação ao uso de ferramentas digitais na disciplina de LI. Para atingir tais objetivos, foram coletados dados com o auxílio de três instrumentos investigativos: questionário, notas de campo e HQ produzidas pelos alunos. Os dados coletados foram analisados de acordo com os procedimentos da TFD. A presente pesquisa transcorreu no primeiro semestre de 2017 e foi desenvolvida no contexto da disciplina de Língua Inglesa, em uma escola pública de Santa Maria – Rio Grande do Sul (RS), composta por 500 alunos, distribuídos entre Ensino Fundamental I e II. A referida escola possui duas turmas de 9º anos, no turno matutino, formadas por alunos com idades entre 13 e 15 anos. Ao todo, 48 alunos participaram desta pesquisa, dos quais 25 são da turma 9A e 23 da 9B. Da análise emergiram 6 (seis) pré-categorias e 4 (quatro) categorias globais: motivação, professor como mediador, aprendizagem mediada pela tecnologia e aquisição de vocabulário e gramática. Diante dos resultados obtidos neste estudo, percebeu-se um maior engajamento dos alunos com a produção textual em Língua Inglesa, bem como o aprimoramento de conhecimentos linguísticos, a partir da proposta do uso de ferramentas digitais em sala de aula, pois se observou a aquisição de novos vocabulários e o emprego de conhecimentos adquiridos em aula. Ademais, pôde-se constatar que o aprendizado é mais fácil e motivador quando exposto de maneiras diferentes ao aluno, levando em consideração o processo de aprendizagem individual de cada sujeito. Evidencia-se a importância não somente da existência das ferramentas digitais no contexto escolar, mas também a necessidade do professor planejar atividades que promovam o letramento dos alunos, em um ambiente interativo, contemplando práticas sociais mediadas pelo uso de ferramentas digitais.

