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Atividades físicas no uso da cidade: percepção ambiental e apropriação de vias requalificadas na cidade de Pelotas/RS

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Dissertação Rafael Oliveira Corrêa Luz.pdf (23.68Mb)
Data
2021-12-17
Autor
Luz, Rafael Oliveira Corrêa
Metadata
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Resumo
A atividade física está presente no cotidiano da maioria das pessoas, grande parte realiza-as sem mesmo perceber como no caminhar com (ou sem) rumo a um destino ou ao pegar a bicicleta para ir até um amigo, por exemplo. Muitas ações relacionadas a atos como esses passam por ser propiciadas pelo ambiente físico, sobretudo as vias, canteiros, calçadas e faixas de circulação. As preocupações dos órgãos públicos com a qualidade das vias urbanas no tocante do estímulo da mobilidade tem sido emergente. Frente a isto parte dos esforços para a melhoria dos espaços públicos estão centrados nas requalificações de vias urbanas as quais possuem alto valor de investimento. No entanto, esses investimentos, muitas vezes não contemplam avaliações dos usuários quanto às obras entregues. Além disso, os estudos que abordam as atividades físicas relacionadas ao espaço público em grande parte inferem sobre espaços de praças, parques ou onde há a presença de mobiliário específico (academias ao ar livre). Este trabalho possui caráter interdisciplinar, tendo como base conteúdos das áreas do urbanismo, educação física e psicologia ambiental. Surge da necessidade de interligação da avaliação pós-ocupação de vias que propiciam diferentes tipos de atividades físicas com as formas que os usuários percebem e interagem com esses ambientes. A abordagem metodológica quanti-qualitativa ocorre em trechos da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) e avenida Domingos de Almeida (DA) em Pelotas, RS. As duas avenidas passaram por um processo de reestruturação em diferentes níveis de intervenção através de recursos oriundos do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) – Mobilidade Médias cidades e possuem grande papel histórico e na hierarquia viária da cidade. Por meio da interação dos levantamentos documental, métrico e fotográfico a análise in loco constatou a falta de compatibilidade de alguns elementos na execução da avenida JK e falta de manutenção na DA. A interpretação dos dados obtidos pelos mapas comportamentais e entrevistas apontaram a predominância de homens nesses espaços atrelada a atividades físicas de deslocamento. A percepção dos usuários para usos em atividade física de lazer contínuas foi diretamente relacionada a critérios de avaliação pautados nas sensações de segurança e de conforto térmico e estético.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17246
Collections
  • PROGRAU: Dissertações e Teses [244]

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